10/12/2017

PROJETO ESCOLAS CULTURAIS É IMPLANTADO EM IRECÊ

O Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Irecê abriu as portas para a diversidade artística e cultural e recebeu o governador Rui Costa, na tarde desta sexta-feira (8), quando foi realizada a implantação do Projeto Escolas Culturais.

Durante a cerimônia, o governador garantiu a construção de uma nova quadra coberta em um terreno que fica ao lado da escola. Rui ainda afirmou que a concretização do Escolas Culturais é como a realização de um sonho. “Eu considero que a educação transforma e vai transformar a vida desses jovens como transformou a minha. E a implantação do Escolas Culturais, em cada Colégio que a gente chega, vai me dando mais aprendizagem, me faz conhecer a alma e os desejos da juventude, pra que a gente acerte cada vez mais”, afirmou Rui.
Na oportunidade, o secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, reforçou a importância da iniciativa para reafirmar a identidade local. “O Projeto Escolas Culturais nos move para a transformação e ajuda a formar gente para a vida. É possível mudar sim, mas sem esquecer a nossa cultura e os elementos característicos de cada região da Bahia”, ressalta.
O colégio é a décima primeira unidade de ensino do Estado a receber o Projeto Escolas Culturais. Na instituição estão matriculados 1.027 alunos que cursam o ensino médio.
Entre eles, a estudante Laís Brás que pontuou o incentivo do projeto às atividades escolares. “No colégio tem muitos alunos interessados em fazer algo diferente, mas não tinha oportunidade. Vai beneficiar o nosso colégio e toda a região de Irecê”.
A secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, reforçou a contribuição do projeto para a formação cidadã. “A escola é espaço de liberdade, de expressão, e só a arte é capaz de abrir a cabeça das pessoas para as coisas bonitas e importantes. Escolas Culturais é a forma de promover debates e políticas públicas em parceria com a gestão, a escola e a comunidade”.
Escolas Culturais
O projeto Escolas Culturais é fruto de parceria entre as secretarias de Educação, da Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e a Casa Civil, viabilizado pelo Fundo de Combate à Pobreza. O objetivo é fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício e com a participação da comunidade. A previsão é de que ate o final do ano, o Escola Culturais chegue a 85 escolas, distribuídas em 66 municípios.
A proposta é que o ambiente escolar seja fortalecido e suas atividades ganhem uma nova dinâmica para potencializar os projetos estruturantes artístico-culturais que serão desenvolvidos, além de incentivar ações que valorizem a cultura do Território de Identidade a que pertence.
O evento de implantação do projeto contou com a presença dos secretários de Educação, Walter Pinheiro; Relações Institucionais, Josias Gomes; Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Cultura, Arany Santana, além de prefeitos da região.
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco