AO VIVO

Biometria: TRE-BA vai atender eleitores de Irecê neste fim de semana antes do encerramento do prazo

Perto do prazo final para o recadastramento biométrico, 15 cartórios eleitorais da Bahia funcionarão em regime de plantão nos últimos finais de semana de Janeiro para atender o público. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral - Seção Bahia - (TRE-BA), o objetivo é oferecer mais oportunidades de atendimento ao eleitor que ainda não realizou o procedimento.
Em Irecê, quase 10 mil eleitores ainda não realizaram o recadastramento biométrico obrigatório, por isso o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) atenderá os cidadãos da cidade neste último fim de semana antes do encerramento do prazo.

Agenda:

O atendimento especial ocorrerá no Sábado (27/1) e Domingo (28/1), das 8h às 14h, no Fórum Eleitoral de Irecê, na Rua Fortaleza, no bairro Novo Horizonte.

O prazo final para o fim da revisão eleitoral na região é 31 de janeiro, sem previsão de prorrogação. Pertencente à 95ª Zona Eleitoral (ZE), o município de Irecê já conseguiu recolher os dados biométricos de 79,32% dos seus 48.354 eleitores.

Documentos:

Para realizar o recadastramento biométrico, o eleitor deve estar com um documento oficial de identificação que contenha foto (RG, CNH ou Carteira Profissional, por exemplo), além de um comprovante de residência emitido há, pelo menos, três meses, em nome dele próprio ou de alguém com parentesco comprovado.

O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e impressão de novo título.

Os eleitores que não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral, até a data limite, terão seus títulos cancelados. Além de ser impedido de votar nas Eleições Gerais 2018, o cidadão ficará impossibilitado – por exemplo – de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, a exemplo do Bolsa Família.

Conforme nota do TRE-BA, todo eleitor tem direito à dispensa no serviço para a realização do procedimento eleitoral. De acordo com o Código Eleitoral (artigo 48) o empregado, mediante comunicação com 48 horas de antecedência, poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo salarial, para realizar qualquer espécie de alistamento eleitoral.

Fonte: CN, A Tarde
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco