CONFIRA QUEM SÃO OS PROVÁVEIS CANDIDATOS A GOVERNADOR DA BAHIA


A desistência de ACM Neto (DEM) de disputar o Governo da Bahia quebrou a tendência de união de forças da oposição para enfrentar o atual governador Rui Costa (PT). Depois de o prefeito de Salvador anunciar que não deixaria o cargo, DEM, PSDB e MDB anunciaram seus pré-candidatos para a eleição estadual. Por enquanto, pelo menos seis diferentes nomes pretendem entrar na corrida pelo Palácio de Ondina.
As convenções partidárias e as definições dos nomes que estarão nas eleições 2018 ocorrerão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, prazo fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Antes disso, nenhuma candidatura pode ser oficializada pelos partidos. O registro das candidaturas no TSE deve feito até 15 de agosto. Os requerimentos serão julgados até 17 de setembro.
Confira os prováveis nomes, segundo levantamento feito pelo Estadão:
Rui Costa (PT)- com altos índices de aprovação popular, o atual governador Rui Costa tentará ser reeleito governador da Bahia. O PT, que já conta com uma aliança de partidos de base com PSD, PSB, PCdoB, PDT, Podemos, PR e PSL, ainda está negociando com a Rede Sustentabilidade a possibilidade de um acordo para a campanha nas eleições 2018.
José Ronaldo (DEM) – ex-prefeito de Feira de Santana é o pré-candidato do DEM para governador da Bahia. O nome de José Ronaldo foi escolhido pelo coordenador da campanha ACM Neto, logo depois que o prefeito de Salvador desistiu de disputar o Palácio de Ondina. O atual pré-candidato tem o desejo manifesto de unir as oposições e mira uma eventual aliança com o PSDB para as eleições 2018 no Estado.
João Gualberto (PSDB)- o deputado federal é o pré-candidato tucano para o Governo baiano. João Gualberto já tinha um acordo alinhavado para ser o vice da virtual chapa encabeçada por ACM Neto, mas depois da desistência do prefeito de Salvador resolveu lançar candidatura própria.
João Santana (MDB)- o ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula é o provável candidato a governador da Bahia pelo MDB. Presidente estadual da sigla, João Santana declarou ao Estado ter conseguido apoio de 16 vice-prefeitos e 25 prefeitos, entre eles Herzem Gusmão, de Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral baiano.
Marcos Mendes (PSOL)- candidato a governador da Bahia em 2010 e 2014, o geólogo é novamente a aposta do PSOL. Marcos Mendes afirmou ao Estado que já tem acordo fechado com o PCB e, assim como o PT, negocia uma eventual aliança com a Rede Sustentabilidade. O pré-candidato descartou uma aliança com os petistas e declarou estar com uma boa expectativa para a campanha por conta do fortalecimento do PSOL nos últimos anos.
João Henrique Carneiro (PRTB) – o ex-prefeito de Salvador por dois mandatos é a aposta do PRTB para o Governo da Bahia. Presidente estadual da sigla na Bahia, Rogério Tadeu afirma, segundo o Estadão, que o partido mantém negociações com outras siglas para possíveis alianças, mas garante que não abrirá mão do nome de João Henrique Carneiro para disputa pelo Palácio de Ondina.



Reações: 
O que você achou dessa notícia?

Publicações recentes

Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco