Menu Mobile 1

Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Gestor da Atenção Básica promove diálogos comunitários visando melhor compreensão dos serviços de saúde

24/04/2018



A secretaria de saúde do município de Irecê passou por uma reforma administrativa. A técnica Ana Cacia, que exerceu a titularidade da pasta até o mês passado, após superar diversos desafios frente a função, solicitou mudança de atividade e agora faz consultoria no órgão. Ela foi substituída pela economista e especialista em gestão pública, Dulce Barreto, uma escolha do prefeito Elmo Vaz.


Como subsecretário, cargo antes ocupado pela a atual secretária, foi nomeado o enfermeiro e gestor hospitalar, com especialização em programas especiais de saúde pública, Paulo Henrique, que tem como missão fundamental, diagnosticar e melhorar os serviços da Atenção Básica, envolvendo a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs/PSFs).

A nova estrutura dá continuidade ao plano de gestão da secretaria e o novo subsecretário está desenvolvendo agendas descentralizadas, visitando as comunidades, ouvindo os agentes comunitários de saúde, os profissionais dos PSFs e os moradores, articulados pelas organizações sociais locais, como associações comunitárias.

“A iniciativa tem sido bastante satisfatória. Temos a oportunidade de ouvir as pessoas e o mais importante, explicar os desafios, esclarecendo como funciona o sistema de saúde”, observa Paulo Henrique. Para ele, os encontros estão permitindo a definição de prioridades juntos aos profissionais e comunidade.

A professora Edna, presidenta da Associação Comunitária do bairro Ginásio de Esportes, avaliou o encontro ocorrido no último dia 20: ´´Estou muito feliz e emocionada por vocês terem vindo a nossa associação. Há muito tempo lutávamos para sermos ouvidos. Agora estamos tendo a oportunidade em dialogar, de compreender e sermos compreendidos”, disse.

Os encontros comunitários já ocorreram nos bairros Fernandes, Ginásio de Esportes e Boa Vista, São José e Lagoa do Tió.



Fonte: Cultura e realidade




Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco