02/05/2018

Na 20ª Expoagri, plantio da palma foi tema de palestra com Paulo Suassuna

O agrônomo Paulo Suassuna apresentou a sua técnica exclusiva de plantio de palma e mostrou, através de uma aula prática, como se faz o plantio de forma otimizada e eficiente. Para ele, a palma é um produto nobre e deve ser explorado com mais eficiência nas regiões semiáridas. “A palma é um alimento muito rico para os animais e pode ser produzido em alta escala, se for plantado de forma adequada.

É o ouro do sertão, que pode ser oferecido para alimentar os animais durante o ano todo”, explica. Marcos José, produtor rural da cidade do distrito de Aguada Nova de Lapão, assistiu à palestra e vai aplicar as novas técnicas para melhorar os seus resultados. “Eu crio gado de leite, caprino e ovino, e vim aprender mais sobre a técnica de Paulo Suassuna. Quero melhorar a produtividade e garantir alimentação para os animais durante todo o ano, mesmo na época mais seca”, diz. A agricultora Evanice Pereira veio da comunidade de Barreiros, da cidade de Itaguaçu da Bahia, com 15 pessoas da Associação Quilombola João Pereira Gomes. A caravana veio em busca de capacitação para melhorar a produtividade do plantio de palma na localidade. “Queremos aprender para plantar de forma correta e aumentar a produtividade.

O Sebrae sempre nos oferece momentos importantes de aprendizado”, avalia Evanice. Para Michele Nonato, técnica do ponto de atendimendo do Sebrae em Seabra, a palestra realizada por Paulo Suassuna orientou os produtores para o plantio e para a manutenção da palma forrageira no semiárido. “A alimentação dos animais precisa ser constante e rica em nutrientes. Com a palma, o produtor pode alimentar o rebanho durante o ano todo de forma eficiente e, com isso, otimizar o manejo e aumentar a produtividade.

Foi uma aula sobre produção de palma dada por um dos maiores especialistas no assunto”, diz. A Expoagri é um dos eventos mais importantes da região e há 20 anos é realizado em Irecê. São quatro dias de feira, que tem o objetivo de fomentar o melhoramento genético e comercialização do rebanho regional e os diversos segmentos do agronegócio, atraindo e gerando intercâmbio entre expositores de diversas regiões. Durante a Expoagri, os agricultores também participam de debates importantes para os produtores rurais, com acesso a conhecimento de alternativas inteligentes e novas técnicas de manuseio e trabalho no campo.




Fonte: Ascom Sebrae Irecê
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco