AO VIVO

Saúde: Nutricionista recomenda seriguela para quem malha e quer prevenir envelhecimento

A nutricionista Drª Marílla Cunha Alencar* apresenta hoje aos leitores uma das frutas encontrada em abundância, bastante consumida e apreciada na região nordeste do Brasil, a seriguela. Esta fruta é uma legitima representante da origem da força do homem nordestino.
A nossa escritora tem feito muito sucesso pelo Brasil afora, com seus belos textos, levando informações e valorizando a força que vem da culinária do nordeste, e se tornado referência em nutrição na Bahia, em especial na Região de Irecê.

Boa leitura:

A seriguela é uma planta da família das anacardiáceas, é uma fruta pequena de cor amarela ou avermelhada, com casca fina e lisa, muito consumida, encontrada e apreciada na região nordeste.

A seriguela é uma ótima fonte de vitamina A, vitamina B, vitamina C, além disso, é fonte de alguns minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, por isso a fruta ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, regulariza a produção de enzimas e hormônios e equilibra o sistema imune.

A fruta é rica em antioxidantes, como betacaroteno que são substâncias que atuam contra os radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e aterosclerose.

A seriguela possui grande quantidade de fibras, que contribuem com o bom funcionamento do intestino, diminui a formação de gases, auxilia na redução das taxas de colesterol. E por ser rica em fibras ajuda ter uma maior sensação de saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia, podendo ser um grande aliado para o emagrecimento. A seriguela também é uma fruta rica em água, o seu consumo ajuda a hidratar o corpo e tem um efeito diurético, com isso estimula a eliminação de água por parte do organismo através da urina. Para indivíduos que apresenta com inchaço e sofre de retenção de líquidos no organismo é benéfica. Então é uma fruta que contem diversos benefícios para o organismo. Geralmente na sua maior parte o seu consumo é feito na forma in natura, podendo ser utilizada em várias outras preparações como sucos, sorvetes, geléias, entre outros.

Dica: Por ser rica em carboidratos, é uma ótima fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos. E por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.

Receitas

Suco de seriguela
Ingredientes:

• 400 g de seriguela;
• 1 l de água gelada;
• Açúcar a gosto ou adoçante.

Modo de preparo:

Lavar as seriguelas e levá-las ao liquidificador com uma parte da água; Pulsar algumas vezes até a polpa de desprender das sementes; Coar para remover as sementes, adicionar mais água e adoçar com o açúcar a gosto.

Geléia de seriguela
Ingredientes:

• 900 g de seriguela maduras;
• 250 g de açúcar;
• 1 maçã picadinha;
• Água.

Modo de preparo:

Lave as seriguelas e deixe de molho em água clorada por 15 minutos. Escorra essa água e lave muito bem em água corrente. Coloque as seriguelas em uma panela juntamente com a maçã, cubra com água e leve ao fogo ate ferver e ficarem cozidas. Passe em uma peneira para retirar os caroços. Coloque o liquido que sobrou mais ou menos 500 ml em uma panela, junte o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, ate ficar na consistência da geléia.

Drª Marilla Cunha Alencar é especialista em Gestão em Unidades Produtoras de Refeições e Alimentos, pós graduada em Docência do Ensino Superior e Nutrição Esportiva Funcional.

Ela atende na Policlinica Humanas - Irecê e na Bio saúde - Ibititá.

Contato:
maryllacunhaalencar@hotmail.com
Facebook: Marilla Cunha Alencar
IG: Marillaalencar

Fonte: Camaçari Notícias
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco