Xique-Xique: Cidade completa hoje 90 anos, parabéns!

A cidade de Xique-Xique, localizada no território de Irecê, completa hoje dia 13 de junho, 90 anos. A prefeitura realizou uma série de eventos para comemorar essa data, que iniciou no sábado (09) e seguiu até terça-feira (12). Milhares de pessoas visitaram o evento, numa estrutura moderna, gigantesca e com bastante segurança. 
A festa contemplou artistas locais, mas também trouxe para Xique-Xique nomes nacionais, como a dupla Zezé de Camargo e Luciano, que se apresentaram ontem terça-feira.
História da cidade:
Durante a administração do Governador Tomé de Souza passou por esta região uma expedição exploradora.
No século XVII surgiu a fazenda praia ao Cabo da Ipueira de propriedade do português Theobaldo Miranda Pires de Carvalho.
Antes de terminar o século XVII um grupo de garimpeiro da Serra do Assuruá, instalou-se na ilha do Miradouro nascendo ali o 1º núcleo de populacional habitado por europeus.
Quando o século XVIII surgiu já havia sido construído nas proximidades da Ipueira um pequeno templo dedicado ao Senhor do Bonfim, fora um cumprimento de uma promessa feita por um tropeiro.
Em 1714 Dom Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo da Bahia, assinou um ato que elevava a capela de Xique-Xique à categoria de freguesia. Em pouco tempo a comunidade era um arraial em franco crescimento.
Quando o Brasil separou-se politicamente de Portugal, a área que se tornaria município de Chique-Chique contribuía com a economia do império do Brasil, principalmente com a produção de ouro e pedras preciosas dos garimpos da serra do Assuruá.
O conselho provincial da Bahia achou por bem criar o município em 06 de julho de 1832, desmembrando-o de Jacobina com o nome do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Xique-Xique, em 23 de outubro de 1837.
Xique-Xique ganhou o título de cidade em 12 de junho de 1928 em ato assinado pelo governador vital.
Desde a emancipação de 06 de junho de 1832 ou a instalação oficial do município com o nome de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique em 23 de outubro de 1834, o município foi administrado pelo poder legislativo. Os vereadores eram em números de 7 e seu mandato era de 2 anos. Quem fosse escolhido pelos colegas para presidente da mesa-diretora da câmara municipal era o responsável pela direção geral do município.
Em 1853 foi criada a Comarca de Xique-Xique extinta em 1879 restaurada em 1915.
O conselheiro Luís Viana foi promotor de justiça da Comarca de Xique-Xique, entre 1872 e 1878, e um dos proprietários tricentenária fazenda Carnaíba, localizada a sudeste da sede municipal.A partir da proclamação da república, em 1889, e da constituição republicana em fevereiro de 1891, é instituída a figura do intendente que em passa a ser chamado de prefeito. O primeiro intendente municipal de Xique-Xique foi o coronel Gustavo Magalhães Costa. Antes de 1928 (quando a vila foi elevada a cidade), foram intendentes: João Martins Santiago, Ciro Medeiros Borges, José Adolfo de Campo Magalhães, Manoel Teixeira de Carvalho, e outros.


Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco