Marte tem água em estado líquido, anuncia Agência Espacial Europeia



Até agora, havia apenas gelo das calotas polares. Instrumentos da nave Mars Express parecem ter encontrado um lago escondido.

Pesquisadores revelaram, nesta quarta-feira (25), uma informação que abre um capítulo novo e desafiador nos estudos sobre o Planeta Vermelho.

A pergunta que intriga cientistas há séculos está mais perto de ser respondida. A Agência Espacial Europeia anunciou nesta quarta a descoberta, pela primeira vez, de água em estado líquido em Marte. Até agora havia só o gelo das calotas polares.

Fora isso, apenas evidências de que algum dia a água já tinha fluído na superfície, mas ela desapareceu por causa de mudanças climáticas ao longo de mais de quatro bilhões de anos.

Agora, os instrumentos da nave Mars Express, da Agência Espacial Europeia, parecem ter encontrado um lago escondido, perto da calota polar da região sul do planeta.

Os sinais de um radar desenvolvido na Itália produziram ecos compatíveis com água líquida a um quilômetro e meio de profundidade.

O lago marciano tem cerca de 20 quilômetros de largura e uma temperatura de dez graus abaixo de zero. Só não congelou por causa da alta concentração de sais.

A água é tão salgada que, segundo o líder da pesquisa, Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, não seria o ideal para peixes. Mas aqui mesmo na Terra há organismos que poderiam sobreviver em ambientes assim.

Para chegar até o lago e examinar a água vai ser preciso muito tempo. Produzir uma nave que possa pousar e escavar à grande profundidade, colher e analisar amostras. É este o próximo desafio dos cientistas espaciais.

Fonte: G1. Globo
Reações: 
O que você achou dessa notícia?

Publicações recentes

Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco