Bolsonaro tem 58% e Haddad 42%, diz Datafolha

Bolsonaro e Haddad: a vantagem do capitão é de 16%. Foto: Reuters

Por: ERALDO MACIEL

Terminado o 1º Turno da Eleição 2018 para presidente da República, os institutos de pesquisa de opinião não conseguiram explicar a diferença entre a "margem de erro" sugerida em seus levantamentos anteriores ao pleito: em média, afirmavam que Bolsonaro teria pouco mais de 30% dos votos, contra cerca de 25% do petista Haddad. O resultado oficial mostrou 46% dos votos para Bolsonaro, contra 29% para Haddad.

Nesta quarta-feira 10, duas pesquisas foram divulgadas. A primeira, uma parceria da revista Veja com o instituto Ideia Big Data, mostra Bolsonaro com 54% e Haddad com 46% dos votos válidos. A divulgação desses números foi duramente criticada nas redes sociais, em todo o país. Afinal, de onde teriam saído os 17% de crescimento do candidato petista?

Horas depois o instituto Datafolha divulgou novos números: 58% para o capitão Bolsonaro e 42% para o petista Haddad. Em grande parte das manifestações nas redes sociais, principalmente WhatsApp, esses números seriam mais condizentes com a chamada "realidade das ruas".

Assim divulgou o portal G1, da Globo:

O levantamento foi realizado nesta quarta, dia 10, e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 58%
Fernando Haddad (PT): 42%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 49%
Fernando Haddad (PT): 36%
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabe: 6%

Infográfico: g1.globo.com

Reações: 
O que você achou dessa notícia?

Publicações recentes

Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco