Brasil tem 147 milhões de eleitores, são mais de 500 mil urnas eletrônicas em todo o país

São mais de 500 mil urnas eletrônicas em todo o país. Somos 147 milhões de eleitores. No Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, foi uma sexta-feira (5) de movimentação intensa das tropas. As bolas vermelhas mostram o deslocamento país afora. Mais de 24 mil militares estão sendo deslocados para 11 estados; 513 municípios pediram apoio para garantir a segurança antes, durante e depois do voto. No Maranhão, os militares deixaram cedo a capital para o interior; 80% por cento das tropas já chegaram ao destino. Uma rápida olhada no mapa do Acre dá para se ter uma ideia da dimensão do esforço que é feito para que todos os brasileiros tenham o direito de votar. 

Em locais como a comunidade Foz do Breu e Aldeia Cruzeirinho só se chega de voadeira ou de helicóptero. Todo esforço para garantir, muitas das vezes, o voto de menos de uma centena de brasileiros. São 130 comunidades no Acre que vivem no interior das florestas. Em viagens que duram sete dias, o que requer planejamento longo, que envolve alimentação, combustível, apoio de saúde, segurança para mesários, técnicos em transmissão e para as urnas. O planejamento começou há 20 dias. “Não importa o tamanho da comunidade. O importante é que todo brasileiro tenha a oportunidade de votar. Isso nos enche muito de orgulho”, afirma o almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado Maior das Forças Armadas. Em 2018 tem novidade na ordem de votação. 

O primeiro voto vai ser para deputado federal. O segundo, para deputado estadual ou distrital. Em seguida, o voto é para senador. Este ano, o eleitor vota em dois candidatos porque são duas vagas para o Senado. Depois, governador e, por último, o voto para presidente. Até agora, 11 pessoas foram presas em diversos estados brasileiros, segundo a Operação Eleições, coordenada pelo Ministério da Segurança Pública. A maioria por compra de votos.
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco