AO VIVO

Gentio do Ouro: Moradores de Desterro são obrigados a comprar água para beber


A comunidade de Desterro, município de Gentio do Ouro/BA, sofre há anos com a escassez de água potável. A falta de água para o consumo humano não é recente, e se agrava com os longos períodos de estiagens. Sem saída, muitos são obrigados a comprar água, principalmente os que têm filhos pequenos.

Depois de anos bebendo água das chuvas acumulada em cisternas – imprópria ao consumo humano, pois não recebe nenhum tipo de tratamento -, muitos moradores se veem obrigados a comprar água para beber. “Ainda bem que tenho quem me ajuda com água, a cada 15 dias; sinceramente não sei o que seria de nós sem essa boa ação”, desabafa uma moradora.

A esperança do povo de Desterro, que até então se renovava a cada gestão, parece estar morrendo. Eleito prefeito do Município em 2016, com 51,72% dos votos, Robério Cunha surgia para muitos da comunidade, como o salvador da Pátria. É promessa antiga do atual gestor, atender a velha reivindicação da comunidade: água de qualidade para Desterro. Diante das várias reivindicações por parte de moradores da comunidade, o prefeito, por meio de mensagens e chamadas telefônicas, sem sucesso. “Não vamos ficar calados com tanto descaso com a nossa comunidade. Estamos esperando a sua visita [prefeito] no ano de 2020 para pedir votos; a primeira coisa que a gente vai lhe mostrar será o nosso reservatório de água vazio - mas pode até estar cheia, ou com um pouco de água das chuvas”, desabafa uma internauta, moradora da comunidade.

Recentemente, vários moradores da comunidade solicitaram a Prefeitura, o abastecimento de água com o carro-pipa - com reclamações de que a água não era de boa qualidade -, foram atendidos. De acordo com o secretário de Transportes, Gilliard Henrique, a demora no atendimento é devido a enorme lista de pessoas necessitando de água potável. “Só temos dois carros, e são muitas pessoas querendo água, a gente atende de acordo com a nossa possibilidade”, justifica.

Quando perguntado sobre a previsão de perfuração de um poço na comunidade - já que o gestor municipal não se manifestou -, o secretário não falou em data, mas disse que pode ser em breve. “Já saíram poços para três comunidades no Município, e provavelmente o próximo agora [será pra] Desterro”, disse o secretário.





Fonte: página revista


Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco