AO VIVO

Irecê: Lideranças preocupadas com empréstimo de R$ 7,75 milhões pedido pelo prefeito


Por: Eraldo Maciel



O Projeto de Lei 6/2018, em tramitação na Câmara Municipal e pautado para votação amanhã, quinta-feira 25, é de autoria do prefeito Elmo Vaz – e pede autorização para contratar empréstimo junto ao Desenbahia no valor de R$ 7.755.555,00 (sete milhões, setecentos e cinquenta e cinco mil, quinhentos e cinquenta e cinco reais). Na mensagem de justificativa da solicitação, o prefeito foi evasivo e deixa muitas brechas para interpretações diversas. Veja:

- O prefeito diz que os recursos serão “destinados à execução de obras e serviços de Infraestrutura Urbana e Saneamento em benefício do município”, mas não diz nem onde e nem especifica em que.
- O projeto também não trata sobre prazos e taxas de juros – fundamentais na contratação de qualquer operação de crédito.
- Como se não bastasse, há uma armadilha: o prefeito inseriu no projeto uma autorização automática para remanejamento de verbas do Orçamento do Município, no mesmo valor do empréstimo – que pode burlar a competência do Legislativo, único poder autorizador para esse tipo de estratégia, como a suplementação orçamentária.

Para lideranças políticas e empresariais, não se justifica o pedido de contratação de empréstimo. Vereadores da oposição estão mobilizados e convocando a população para comparecer à Sessão da Câmara Municipal de amanhã. Empresários, que preferem ficar no anonimato (receiam represálias) também estão preocupados com a busca por mais dinheiro para a gestão, cujo prefeito já disse que Irecê tinha dinheiro “de sobra” para as necessidades.

Entidades como a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas ainda não se manifestaram.
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco