AO VIVO

Palestra “Câncer de Mama” reúne mulheres de Irecê e região

Mulheres de Irecê e região participaram, na última segunda-feira (22) de mais uma atividade da campanha Outubro Rosa, que vem sendo realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. A ação aconteceu na Unidade Saúde da Mulher, no complexo do Hospital Municipal, com a palestra “Câncer de Mama”, ministrada pela ginecologista Zilmara Gaio. 

Na abertura do evento, a secretária de Saúde Dulce Nunes falou sobre a campanha, destacando a sua importância para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. “Precisamos falar mais sobre essa patologia, desmistificá-la. É importante identificar a doença ainda na fase inicial, pois as chances de cura chegam a 95%”, alertou.

A gestora falou ainda sobre o apoio do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), instituição filantrópica sediada em Salvador que atende pacientes portadores de câncer, e que em agosto realizou uma capacitação em Irecê, em parceria com a Prefeitura. “Na ocasião falamos sobre o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, Próstata, Pulmão e Linfoma, e conseguimos capacitar e certificar mais de 180 profissionais de saúde”.

Palestrante no evento, a ginecologista Zilmara Gaio ensinou como fazer a detecção precoce do câncer de mama através do autoexame. “Existem fatores de risco do câncer de mama não modificáveis, como a idade, geografia, raça e etnia, gênero e histórico familiar; e os modificáveis, como alimentação, consumo de álcool, tabagismo e atividade física”, explicou a médica. “Precisamos estar atentas”. O evento contou ainda com uma aula de Zumba, ministrada pelo professor Joca.
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco