TRE sorteia neste sábado urnas eletrônicas que serão auditadas na Bahia

Acontece neste sábado (6), véspera de primeiro turno eleitoral, o sorteio das 15 urnas eletrônicas que vão passar pelo processo de auditoria na Bahia. A cerimônia, aberta ao público, vai ser realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral Seção Bahia (TRE-BA), no CAB, às 9h.
A auditoria acontece no estado desde 1996, ano em que a urna foi adotada, e, segundo TRE-BA, nunca nenhum problema foi detectado. O presidente do tribunal, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, explicou que primeiro são sorteadas cinco urnas, que vão passar pelo processo de votação paralela.

Todo o procedimento de votação paralela é realizado no auditório do TRE-BA no domingo (7), dia das eleições.
Já as 10 urnas que sobraram vão passar por auditoria dentro das próprias seções eleitorais, que vão ser divulgadas após o sorteio de sábado. No caso delas, o trabalho consiste na conferência das assinaturas digitais dos sistemas.
Para a juíza Vera Medauar Moreira, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica na Bahia, “a auditoria acontece para mostrar à sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é, realmente, segura”.
O TRE-BA explicou que tanto o sorteio quanto os trabalhos de auditoria “são acompanhados por juízes eleitorais, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos, coligações e demais interessados no processo de votação brasileiro”.
Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco