AO VIVO

Horário de verão começa à 0h de domingo em 10 estados; Bahia está fora



Por: Eraldo Maciel

Começa à meia-noite deste sábado/domingo o horário de verão para moradores de 10 estados e do Distrito Federal (veja o mapa; o infográfico é do g1.globo.com). Nesses locais os relógios devem ser adiantados em 1 hora. A mudança irá vigorar até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Serão afetadas as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). A Bahia, assim como tod
os os estados do Nordeste, não adota o horário diferenciado. Se, por um lado, isso atende aos gostos e costumes da população, por outro gera problemas: o Comércio, entre outros setores, tem de se adequar ao horário de funcionamento dos bancos, que é alterado nos estados onde o horário de verão é adotado. Outra reclamação de muitos pais de alunos é no sentido de apontar que a noite “chega cedo” neste período, o que aumentaria os riscos de violência.

O horário de verão foi “encurtado” neste ano, obedecendo a decreto do presidente Michel Temer assinado em dezembro de 2017. Até o ano passado, o horário de verão se iniciava no terceiro domingo do mês de outubro. O a motivo foi um pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição. Outro pedido de adiamento partiu do Ministério da Educação, para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem. O pedido não foi atendido.

O HORÁRIO DE VERÃO
O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas e vigorou entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932, na primeira vez. Em 1933 foi revogado, alternando-se nos anos seguintes. Após, foi adotada também a divisão por estados/regiões do país.

No mundo, Austrália, Canadá, México, Groelândia, Chile, Paraguai, Uruguai e Nova Zelândia são alguns dos países que também adotam o horário de verão.

Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco