AO VIVO

Rui busca parcerias na área social e novos investimentos para Bahia na Espanha


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), participa, nos próximos dias, de reuniões de trabalho em Madri e Barcelona para estabelecer parcerias e cooperação técnica nos segmentos social, imobiliário e turístico visando atrair novos investimentos para o Estado. O primeiro compromisso do governador aconteceu nesta sexta-feira (9), em Madri, no Complexo de Atendimento Socioeducativo Teresa de Calcuta, com representantes da Associação para Gestão da Integridade Social (Ginso), organização sem fins lucrativos responsável pelo gerenciamento do Sistema Socioeducativo do país.

O governador e sua equipe vão gastar ao todo R$ 44.628,16 em diárias durante viagem que faz ao exterior, conforme levantamento feito pelo Bahia Notícias, através do portal da transparência do governo estadual. O chefe do Executivo baiano deve voltar a Salvador no próximo dia 16. Além de Rui, os secretário Fabio Vilas-Boas (Saúde) e Bruno Dauster (Casa Civil), além de Rogério Cedraz, presidente da Embasa, e Caúra Damasceno, coordenadora de Cooperação Internacional do governo, também estão participando. No entanto, apenas Caúra fará parte de toda agenda. Ela é a responsável pela construção burocrática das agendas.

O governo baiano quer estabelecer uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Ginso para construção e gestão compartilhada de uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) na Bahia. Rui visitou as dependências do complexo socioeducativo em companhia dos representantes da organização para conhecer de perto as ações desenvolvidas pela entidade. “Vamos nos inspirar no que dá certo lá fora e fechar parcerias para trazer a experiência do modelo espanhol para a Bahia, inclusive na gestão de centros de internamento de menores infratores”, escreveu o governador em sua página oficial no Facebook.

Desde 2017 o Estado tem estreitado o relacionamento com a Ginso para a formação da PPP, cujo termo de compromisso já foi oficializado no Diário Oficial da Bahia. Naquele ano, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, acompanhado da diretora da Fundac, Regina Affonso, estiveram na Espanha para conhecer o Sistema Socioeducativo do país.

O trabalho desenvolvido pela organização busca a reinserção social dos menores e jovens submetidos a medidas judiciais. Para isso são desenvolvidos programas de execução de medidas de forma individualizada, por técnicos especializados em psicologia, educação social, medicina, psiquiatria, magistério e trabalho social. Acompanharam o governador na visita à Ginso o secretário de Saúde, Fábio Villas-Boas, e a coordenadora de Cooperação Internacional, Caúra Damasceno.

Na próxima segunda-feira (12), Rui segue para a cidade de Barcelona, em companhia do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, onde se reúne com executivos do Grupo Prima. A agenda internacional tem continuidade no dia seguinte na cidade de Tel Aviv, em Israel.

Reportagens recentes:

Deixe um comentário

Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco