Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Propagandas [1110px]

Ruy Barbosa: Governo anuncia visita técnica ao Açude Municipal já na próxima semana

23/11/2018


Por: Eraldo Maciel

O senador Otto Alencar, assim que tomou conhecimento da publicação no Lider Notícias da solicitação da população de Ruy Barbosa a respeito do Açude Municipal Vilobaldo Alencar, solicitou à CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) um estudo técnico para avaliar as condições daquele reservatório de água.

Logo em seguida, como havia certa dúvida sobre de quem seria a responsabilidade pela manutenção do açude, a CERB, através da Coordenação de Segurança em Barragens da Cerb, informou que "a barragem passou a ser de responsabilidade da Cerb em 2014, em cumprimento à lei 12334/2010". A companhia também disse que "desde então a barragem é visitada no mínimo duas vezes por ano por técnicos do órgão" e que a última inspeção ocorreu no último mês de junho. O relatório não teria apontado nenhum risco iminente. 

Ainda de acordo com a CERB, "existe a necessidade de intervenções cujos recursos estão sendo captados". Porém, devido às queixas recentes dos moradores, uma visita técnica regular "que estava marcada para dezembro será antecipada para a próxima semana". 

Abaixo, a matéria original publicada na manhã de hoje:

A população de Ruy Barbosa está a cada dia mais apreensiva com o estado da "trincheira" do Açude Municipal da cidade: sinais de rachaduras, árvores plantadas na superfície e até vazamentos na base da mesma são os principais motivos. Na manhã desta quinta-feira (22) moradores entraram em contato com a Divisão de Jornalismo do Grupo J. Sidney de Comunicação para manifestar o temor com um eventual rompimento da barragem e, inclusive, enviaram fotos que comprovam a vazão irregular de água.

Segundo algumas pessoas contatadas pela Redação, o problema persiste há mais de 2 anos, sem que a CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) ou qualquer outro órgão do Estado tenha dado resposta, oficialmente, até o momento. De acordo com informações coletadas por nossos repórteres, o açude estaria sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), através da Bahiapesca.

Nesta manhã o senador Otto Alencar informou que já solicitou ao governo do Estado uma análise estrutural do açude e que aguarda para os próximos dias uma resposta dos órgãos responsáveis. Havendo necessidade, ele afirmou, as providências deverão ser tomadas o quanto antes.

MEDO
Populações que residem abaixo do açude têm manifestado verdadeiro pavor com um eventual rompimento da barragem. Afirmam que a tragédia seria catastrófica. O medo aumenta com a proximidade das chuvas. Muitos dizem que se o vazamento de água fosse no "sangradouro" não haveria problema; o que causa preocupação extrema é o fato de esse vazamento ser na base da trincheira - ou seja, é a estrutura que está afetada.

Por outro lado, numa cidade tão carente de água, é grande insensatez permitir que o vazamento persista por tanto tempo, já que a seca é uma realidade persistente na região.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco