Jacobina perde Inspetoria da Sefaz na cidade; atendimento será em Irecê

09/01/2019


Por: Eraldo Maciel
(Com informações, foto e vídeo do jacobina24horas.com.br)

Não bastaram os mais de dez anos de abandono da BA-144, que faz a ligação de Jacobina com Morro do Chapéu; tampouco a quase ausência total do Governo do Estado naquele município: um simples muro de uma escola estadual na cidade precisou de três anos para ter reconstruídos os cerca de 20m que haviam desabado; a antiga Diretoria Regional de Saúde, que também foi extinta e a competência transferida para Irecê; a não implantação de um Batalhão da PM; inexistência de um Hospital Estadual...

O alvo da vez, agora, é a Inspetoria Fazendária de Jacobina. O governador Rui Costa, mesmo tendo recebido 75% dos votos dos jacobinenses, demonstra mais uma vez desprezo pelas demandas daquele município. A decisão, porém, foi fortemente condenada pela população organizada: entidades e representantes de diversos órgãos vem se manifestando através de documentos e atos de repúdio. Na terça-feira, 08, representantes de cerca de trinta entidades promoveram um "abraço simbólico" no prédio da INFAZ, exigindo a continuidade do órgão na cidade.

Segundo publicou o site Jacobina 24 Horas, "nos últimos cinquenta anos, Jacobina já foi sede de Delegacia da Sefaz, com uma jurisdição que abrangia centenas de municípios. Depois a região foi rebaixada à categoria de inspetoria e, agora, mais um revés, ocasionando o fechamento da sede própria, passando a funcionar como um Posto de Atendimento no SAC".

Segundo determinou o governo do Estado, os serviços da INFAZ jacobinense serão transferidos para Irecê, cidade que fica a cerca de 200km de Jacobina. Nem só Jacobina está perdendo o órgão: vários outros municípios baianos estão enfrentando o mesmo processo.

Políticos locais ligados ao governo estadual, notadamente os petistas, têm se mantido silenciosos. Muitos temem perder seus empregos nos poucos organismos estaduais ainda existentes em Jacobina.

Veja no vídeo o registro da manifestação:

Reações: 
O que você achou dessa notícia?

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco