Hemoba pede doação de sangue para eventual demanda no carnaval; estado é crítico

09/02/2019

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) começou uma campanha para aumentar o estoque de sangue, que está em estado crítico. Neste sábado (9), a sede a entidade, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro de Brotas, em Salvador, terá atendimento estendido de 7h30 às 18h30. Normalmente, aos sábados, a coleta de sangue vai até 12h30.

Segundo o G1, a meta é preparar a fundação para uma provável demanda no carnaval. Segundo a Fundação, a baixa no estoque é maior entre os tipos sanguíneos de Rh negativo. Para doar, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Além disso, é necessário estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. O doador deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação, e sem fumar por pelo menos 2 horas.

As doações também podem ser feitas nas unidades do Hemoba do Hospital Irmã Dulce, na Cidade Baixa, do Hospital do Subúrbio, em Cajazeiras, e no interior do estado.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2018 | Desenvolvido por Junior Pacheco