Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Ruy Barbosa: Santa Casa emite nota e explica não funcionamento de tomógrafo

19/02/2019

A Santa Casa de Ruy Barbosa, município localizado na Chapada Diamantina, emitiu nota nesta terça-feira (19), para explicar o não funcionamento do novo tomógrafo. 
De acordo com a nota ocorreram algumas quedas de energia nos dias posteriores à inauguração que não foram suportadas pelo nobreak remanescente, fato que ocasionou a desprogramação da placa do computador de comando do tomógrafo. Isso requer mais uma visita técnica do profissional habilitado e já requisitado pela gestão da unidade de saúde. O serviço foi inaugurado no dia 8 de fevereiro, após cumpridas as etapas de instalação, obra civil, revitalização e equipagem complementar.
Para tais serviços, foram investidos R$ 50 mil de custos operacionais e não operacionais. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitem realizar tomografia devem contar em breve com o equipamento. Esse é o primeiro tomógrafo com atendimento gratuito da região e foi entregue durante as celebrações dos 69 anos da Santa Casa de Ruy Barbosa. O atendimento vai acontecer inicialmente para pacientes do pronto-socorro da Santa Casa, que tenham necessidade de realização do exame. A expectativa é de realizar cerca de 50 atendimentos por mês.
Na nota, a direção da Santa Casa diz que para solucionar o problema “precisará investir em um novo nobreak, dispositivo alimentado a bateria, capaz de fornecer energia elétrica a um sistema por um certo tempo, em situações de emergência”. A nota também aponta que esse dispositivo é para imprevistos como quedas de energia e picos que denotem grandes oscilações da corrente elétrica, que são recorrentes na Santa Casa. Mas que isso será minimizado. A unidade está disposta a realizar os investimentos necessários para ofertar à população a melhor assistência.
“Ressaltamos que, tão logo o problema técnico citado seja superado, estará disponível a realização dos exames de tomografia dos pacientes prescritos pelo pronto socorro e internamento, em obediência a protocolo específico e estabelecido pela diretoria do Hospital. Já a realização de procedimentos a nível ambulatorial, que obedecerá o fluxo estabelecido junto à Central de Marcação do município, aguarda a nova contratualização a ser firmada com a Secretaria Estadual de Saúde [Sesab], de modo que os procedimentos de tomografia passem a fazer parte da programação físico-orçamentária da Santa Casa”.
Jornal da Chapada

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco