Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Baixio de Irecê completará um ano de inaugurado, até agora sem produzir nada

19/03/2019

Inaugurado no dia 23 de março de 2018, o projeto de irrigação Baixio de Irecê localizado no povoado de Boa Vista em Xique Xique, que conta com uma área para irrigação de 59.375 ha, com lotes que poderiam produzir hortaliças e frutas das mais variadas espécies. 
Foram investidos mais de 1,5 bilhão. Na época da inauguração curiosamente o anúncio veio logo após um grupo de agricultores protestarem na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Irecê pela demora na entrega. Pouco mais de 800 famílias em 18 comunidades vivem na região e tiram o seu sustento principalmente da criação de animais, não se beneficiando desse projeto. Com 70% das terras em Xique-Xique e 30% em Itaguaçu da Bahia e 90 km de canal, o empreendimento é o maior projeto de irrigação da America Latina e terá capacidade de gerar aproximadamente 4,5 mil empregos diretos e 8,5 mil empregos indiretos, um impacto muito grande para Xique-Xique e região, com lotes produzindo hortaliças e  frutas das mais variadas espécies. O governo também tem que se preocupar e cuidar da saúde do Rio São Francisco, é preciso preservar e revitalizar o velho chico.
A Concessão de Direito Real de Uso- CDRU da primeira etapa do projeto Baixio de Irecê criará condições para o uso produtivo das áreas irrigáveis e não-irrigáveis, por meio de atividades agrícolas e agropecuárias, promovendo a função social da terra e o desenvolvimento econômico da região, de acordo com a Codevasf. O uso da terra pelos agricultores selecionados será gratuito durante os 35 anos da CDRU. O Baixio foi inaugurado e até hoje não funciona, ainda precisa de uma estrada que facilite o escoamento de toda produção agrícola. Paradoxalmente, a grande dúvida e desafio, desde o início do projeto, é a estrutura asfáltica da estrada que liga Xique-Xique ao Baixio passando pelo distrito de Nova Iguira, isso porque até o momento não se tem uma estrada asfaltada que possa controlar o grande fluxo de veículos, inclusive pesados que trafegam entre a cidade de Xique-Xique  ao Baixio no povoado de Boa Vista.

Fonte: Xiquesampa

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco