Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Propagandas [1110px]

Projeto busca conscientizar estudantes sobre o que foi o Golpe de 1964

05/04/2019


Conscientizar as novas gerações sobre a importância dos direitos humanos, além de esclarecer as atrocidades cometidas pelo regime militar de 1964 para que elas nunca mais ocorram. É o que propõe o deputado estadual Jacó (PT) com o Projeto de Lei 23.183/2019, que institui o Programa "Caminhando Contra o Vento" nas escolas baianas.

Contraponto às narrativas de que não houve ditadura militar no Brasil, e sim um movimento,  que deveria inclusive ser celebrado, o projeto apresentado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) propõe que o mês de abril nas escolas da rede pública estadual seja inteiramente devotado ao assunto. Afinal, o golpe militar foi praticado em 31 de março de 1964.  

Explicar para os jovens o que foram os atos institucionais, em especial o AI -5; ensiná-los a importância da democracia como valor universal e o respeito à diversidade, a fim de evitar o ódio e a intolerância nas escolas e na comunidade. São objetivos do projeto que tem caráter multidisciplinar e deverá ser implementado de acordo com a carga horária e planejamento de cada unidade escolar.

Na justificativa do projeto, cujo nome foi inspirado em canção emblemática de Caetano Veloso, o deputado Jacó cita o trabalho da Comissão da Verdade e do grupo Tortura Nunca Mais como referências para demonstrar e revelar os segredos dos porões da ditadura. "Este programa (Caminhando Contra o Vento) vem para colaborar com estas ações, para que todos gritem: 'Ditadura Nunca Mais'". 

 Assessoria de Comunicação do Deputado Jacó
Simone Ribeiro - Jornalista

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco