Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

MORRE DR. AURELINO BARRETO PRIMEIRO PREFEITO DE BARRA DO MENDES

09/05/2019


Ao meio dia de hoje, 09 de maio de 2019, Barra do Mendes recebe a infausta notícia de ter findado a vida de um de seus mais ilustres filhos;
Faleceu na cidade de Irecê, onde residia, aos 90 anos de idade, o médico DR. AURELINO ALVES BARRETO.
Dr. Aurelino havia nascido na então Vila de Barra do Mendes, município de Brotas de Macaúbas-Bahia, aos 29 de março de 1929, sendo filho do casal de primos Antonio Alves Barreto (Totonho) e Ana Maria Coelho Barreto (Dona Nana), sendo esse o segundo casamento da mesma.
Era neto paterno do Fazendeiro e comerciante Salustiano Teodorico Alves Barreto e Donatila Olímpia Sodré e materno, do Coronel Miltão Rodrigues Coelho e Maria da Glória Sodré, Dona Godinha.
Por indicação do comerciante Fidelcino Oliveira, que já tinha um filho cursando medicina, Totonho Barreto envia o filho para  também estudar em Salvador, onde concluiu o curso primário e fez os cursos secundário e científico no Colégio 2 de julho. Formou-se Médico, pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1958.
Se casa com a jacobinense Profª. Hildete Miranda Lima Barreto (Dona Detinha), com a qual teve os seguintes filhos: Antônio Alves Barreto Neto - Engenheiro Agrônomo, casado com a Sra. Maria da Saúde Pereira Gomes Barreto e Auridete Miranda Lima  Barreto - Enfermeira, casada com o Dr. Alexander Bastos  de Sousa, Médico.
Seguindo uma linha hereditária, já que seu avô Militão havia sido Intendente de Brotas de Macaúbas, seu tio Adelino Intendente de Barra do Mendes, quando esta já havia sido sede de município, e seu tio Nestor Coelho, que fora intendente de Brotas e Deputado Estadual, com o restabelecimento do município de Barra do Mendes, em 14 de agosto de 1958, o jovem Aurelino, por influência do Deputado Manoel Novaes, se candidata pelo PR, disputando com o tio Alberic Campos de Oliveira, sendo vitorioso e se tornando assim o primeiro prefeito de sua terra, governando de 1959 à 1963. Foi eleito ainda em 1966, para governar de 1967 à 1970, tendo então seu segundo mandato, da feita, como terceiro prefeito de Barra do Mendes.
Exerceu ainda os cargos de Vereador Municipal, pela ARENA,  de 1973 à 1977 e Presidente da Câmara Municipal 1973 - 1975, empreitando assim uma gloriosa carreira na vida pública.
Como profissional da medicina, foi Médico da SUVALE e Diretor do Hospital Regional "Dr. Mário Dourado Sobrinho", além de fundador e um dos proprietários da Clínica AMI- Atendimento Médico de Irecê, localizada na cidade de Irecê.
Atualmente, o Dr. Aurelino Alves Barreto, residia em Irecê, mas religiosamente estava todo final de semana em sua fazenda Passagem de Areias, aqui em Barra do Mendes, além de clinicar no hospital Municipal onde era muito querido pela população.
Era na verdade um ícone da medicina regional, além de gozar da simpatia e amizade de toda região. Tal era seu amor pela profissão, que só a deixou de exercer, forçadamente, há relativamente pouco tempo.
Sua morte está causando profunda e geral consternação em todos que o conheceram.
Seu corpo está sendo velado da cidade de Irecê, e amanhã virá para Barra do Mendes, onde ficará em câmara ardente no Salão do legislativo dessa cidade, de onde sairá para o enterramento na Capela mortuária da sua família, contígua ao Cemitério Nossa Senhora da Conceição, em Barra do Mendes às 11:00h.
À sua família, em especial minha amiga Dona Detinha, meus sinceros sentimentos de pesar, pela morte de "Duquinha".

Autoria:
Liandro Antiques

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco