Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

PEDRO TAVARES PARABENIZA SERRA DO RAMALHO POR ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

13/06/2019

O deputado Pedro Tavares (DEM) parabenizou o município de Serra do Ramalho pelos 30 anos de emancipação político-administrativa completados no dia 13 de junho. Por meio da moção de congratulações nº 22.725, o democrata lembrou da história da cidade, localizada na microrregião de Bom Jesus da Lapa.

Segundo Tavares, em 1973, a região do Médio São Francisco foi decretada prioritária para desapropriação pelo governo federal, em vista da construção da represa de Sobradinho e da necessidade de reassentar os moradores desalojados pela obra. 


“A partir de março de 1976, o povoamento da região foi intensificado pelo assentamento das populações desalojadas. O projeto de assentamento, intitulado Projeto Especial de Colonização de Serra do Ramalho, foi idealizado pelos engenheiros civis e agrônomos da empresa paulista Hidroservice. A maioria das mil famílias que foram instaladas em Serra do Ramalho era dos povoados de Pau-a-Pique, Bem-Bom, Intãs e Barra da Cruz, todos situados no município de Casa Nova”, afirmou o parlamentar.


Ainda de acordo com Pedro Tavares, as famílias eram compostas de camponeses beraderos, ou seja, indivíduos que tiravam do rio, diretamente ou indiretamente, o seu sustento. 

“Estas famílias foram assentadas em um casebre e um lote de vinte hectares em um sistema de agrovilas. O sistema de agrovila separava os lotes a serem cultivados do local de moradia, ambos distantes do Rio São Francisco. Segundo o projeto original, as agrovilas concentrariam as casas dos colonos (aproximadamente 250 por agrovila), os serviços públicos, comunitários e religiosos, e o comércio. A Agrovila Nove abrigaria a administração do projeto e a cooperativa. Entretanto, somente a Agrovila Nove disponibilizaria os serviços previstos”, disse. 

Em 1989, Serra do Ramalho tornou-se município autônomo e a sede do município passou a ser a Agrovila Nove. Situado no Vale do São Francisco, na microrregião de Bom Jesus da Lapa, a cerca de 845 Km de Salvador, Serra do Ramalho faz limite com Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Santana e São Félix do Coribe. Serra do Ramalho tem uma população de aproximadamente 32.000 habitantes. Os principais produtos agrícolas são o algodão herbáceo (em caroço), a soja, a banana, a mandioca, o maracujá e o tomate.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco