Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

PEDRO TAVARES SAÚDA OS 91 ANOS DE XIQUE-XIQUE

13/06/2019

O aniversário de 91 anos de emancipação do município de Xique-Xique, comemorados no dia 13 de junho, foi objeto de moção de congratulações do deputado Pedro Tavares (DEM) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O democrata homenageia todos os xiquexiquenses, citando, no documento, alguns elementos geográficos, históricos e econômicos.

Situada na Mesorregião do Vale do São Francisco, com uma área de 5.671,43 km², a cidade possui, aproximadamente, uma população de 46 mil habitantes e está localizada a 590 km da capital do Estado – inicia o parlamentar, informando ainda que Xique-Xique foi desmembrado de Jacobina, através de decreto imperial, ganhando o título de cidade em 13 de junho de 1928.
           
Pedro Tavares continua, citando que sua origem está associada à 1ª Expedição de Exploração do Rio São Francisco, realizada, no ano de 1545, por Duarte Coelho Pereira, donatário da Capitania de Pernambuco, que partiu da foz com destino à nascente do Velho Chico: “Na expedição, descobriu um enorme arquipélago, uma ipueira circundada pelo arquipélago e uma lagoa que o levou a escrever, em seu Diário de Bordo, como sendo esta localidade um lugar mais do que chique, um lugar Xique-Xique”.         

Ao final, ele anotou ainda que a descoberta de ouro e pedras preciosas na região alterou a rotina da localidade, atraindo aventureiros de várias regiões que aumentou rapidamente sua população, deixando para trás sua primeira atividade econômica, a criação de gado e a agricultura de subsistência.

O deputado solicitou à Casa que, após tramitação regimental, dê-se conhecimento da homenagem “aos vereadores Gal Pessoa, Fábio da Silva, José Alves e demais membros da Câmara de Vereadores, à Imprensa Oficial e a todos os munícipes de Xique-Xique”. 

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco