Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Barra do Mendes é o 3º colocado a BA no IGM-CFA entre municípios com menos de 20 mil habitantes

09/07/2019




O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados.

Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA - Conselho Federal de Administração, promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

Nestes encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

O município de Barra do Mendes foi um dos destaques em termos de Bahia. No cômputo geral em termos de Brasil, Barra do Mendes ficou classificada entre as duzentas com melhores índices de CFA de Governança Municipal, ocupando a 186ª posição e o 3º lugar em termos de Bahia, entre os municípios com menos de vinte mil habitantes, numa clara demonstração do empenho e da seriedade da administração municipal para com os seus munícipes.

O IGM-CFA foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidos pelo município que serão detalhados na metodologia adotada para o cálculo do índice.

Para o prefeito Galego, o resultado só reforça a sua crença de que a administração tem que ser voltada basicamente para a melhoria e bem estar social da população do município, tendo o indivíduo como meta primordial. Para o vice-prefeito e secretário municipal de administração Erick Gilliard, os dados apresentados só reforçam a certeza de que Barra do Mendes está no caminho certo e caminha a passos largos para se firmar como expoente em termos de administração municipal tratada com seriedade e competência.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco