Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

últimas notícias

Escândalo dos painéis: Empresa não existe no endereço cadastrado na Receita Federal; "empresário" tem problemas graves

12/07/2019


Por: Eraldo Maciel

A casa (foto) situada na rua Mateus Nunes Dourado, nº 75, no bairro Copirecê (Irecê -BA), é onde deveria se encontrar o escritório da Talá Planejamentos Ltda, de acordo com o registro na Receita Federal (veja documento abaixo). A empresa é uma das responsáveis pelos painéis de led que vinham funcionando irregularmente em dois pontos da cidade, abastecidos com energia elétrica paga com o dinheiro público. No local, porém, sem nenhuma identificação da empresa, ninguém atendeu à nossa chamada na tarde ontem, 11/07. Vizinhos disseram que não conhecem a Talá - que, desculpado o trocadilho, não "tá lá".
No endereço cadastrado na Receita Federal ninguém atende como "Talá"

Os principais questionamentos sobre o escândalo: 
- Se a Talá Planejamentos não "está lá", como fez para conseguir junto à prefeitura o Alvará de Licença e Funcionamento para seus outdoors publicitários? 
- Quem autorizou a empresa a utilizar energia elétrica paga pelo povo para fazer propaganda da prefeitura e de outras empresas ou entidades? 
- É verdade que a empresa atualmente "funciona" em Seabra?

COLECIONANDO FRUSTRAÇÕES
O sócio-administrador da tal empresa é Sylvio de Menezes Lyra, veio de Salvador e ficou conhecido em Irecê como marketeiro de Zé das Virgens em 2012, então prefeito de Irecê. Zé, candidato à reeleição, perdeu para Luizinho Sobral. 
Lyra é descrito como daquelas figuras que conseguem "envolver" em uma conversa cheia de planos e um promissor futuro. Teria sido assim com duas pessoas que deram crédito às suas palavras - e que colheram, segundo elas, só infelicidade. A pedido, seus nomes não serão divulgados. Mas, "se necessário", afirmaram que estarão à disposição para contar suas experiências.

Mesmo fracassando na quase totalidade das campanhas em que atuou na região, Lyra permaneceu em Irecê. Tempos depois, após algumas negociações, a rádio Gaivota FM (apelidada Mais FM), de Barra do Mendes, teve a maioria de suas cotas vendida ao marketeiro e a um filho seu. O vendedor, que atualmente é prefeito em uma cidade baiana, diz que foi "um negócio de pai para filho". O sócio de Lyra é o ex-prefeito de Barra do Mendes, José Carlos Sodré - mais conhecido como Zé do Bode. A ideia era tornar a emissora uma referência na região. Nunca deu certo. Atualmente está fechada, com dívidas junto à Coelba e comprometida na Justiça do Trabalho, devido a processos trabalhistas. Normal, na vida do "empresário".

CONTRADITÓRIO
O marketeiro Lyra teria tentado se aproximar do ex-prefeito Luizinho Sobral. Com a surpreendente eleição de Elmo Vaz à prefeitura de Irecê, em 2016, ele mudou de alvo: esperando a hora certa, passou a defender o atual prefeito. Em artigos e matérias francamente agressivos, atacou e ataca os supostos inimigos políticos de Vaz. Nos meios políticos, ganhou o título de 'marketeiro' do prefeito.

"Paladino" da moralidade, Lyra ignora fatos constrangedores envolvendo a sua figura. É o caso, por exemplo, de um veículo apreendido pela Justiça há poucos dias. O motivo: falta de pagamento do financiamento. Ele teria pago somente a primeira parcela - e, anos depois, ele alegou que estava tentando "negociar" com a financiadora. O carro lhe foi tomado enquanto aguardava uma audiência no Forum de Irecê em que é réu por calúnia, injúria e difamação. A vítima é o empresário e radialista J. Sidney, eleito por Lyra como o seu arqui-inimigo e que tem recebido graves acusações por parte deste.

Entre muitas outras, o 'Escândalo dos Painéis' é a mais recente confusão envolvendo o "marketeiro do prefeito". Como é réu confesso (veja links abaixo), a palavra está com a Prefeitura, para explicar o alvará e a cessão de ponto de energia elétrica, e com o Ministério Público sobre as aparentes ilegalidades.
Nada no prédio o identifica como sede da empresa dos painéis

Acompanhe mais reportagens sobre este assunto nestes links:

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco