Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Bahia: Com um caso de sarampo já confirmado, vacinação é estendida para crianças de 06 a 11 meses em Salvador

14/08/2019

Após a confirmação de um caso de sarampo, Salvador foi incluída em lista elaborada pelo Ministério da Saúde com as cidades no chamado ‘estado de surto ativo’ para o sarampo. 
Em razão do alerta e por recomendação do Ministério da Saúde, Salvador estendeu a faixa etária que deverá tomar a vacina contra o sarampo. Agora, devem ser vacinadas também as crianças de 06 a 11 meses.

“Como o sarampo é uma doença em eliminação no país, a ocorrência de um único caso, seja importado ou não, já é suficiente para colocar a cidade nesse status de surto ativo, que significa locais onde ações devem ser feitas para intensificar a vacinação”, explica a subcoordenadora de doenças imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos.

O alerta dado pelo Ministério aconteceu depois que um caso da doença foi confirmado na cidade. O caso, ocorrido com uma menina de 12 anos que mora na cidade, foi importado. A garota contraiu o vírus em uma viagem para a Espanha. 

As crianças incluídas no público da vacinação se juntam aos baianos de 1 a 39 anos, que já deviam se vacinar. A proteção contra o sarampo faz parte das chamadas vacinas de rotina, o que significa dizer que suas doses ficam disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. No último sábado (10), foi realizado o Dia D de vacinação contra a doença. Na ocasião, segundo a SMS, mais de 40 mil pessoas compareceram às unidades para se proteger. Desse total, cerca de 20 mil iniciaram ou completaram o esquema vacinal, ou seja, quase metade dos indivíduos que procuraram os postos já estava protegida e não precisou ser revacinada.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco