Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Novatos, Olívia Santana, Jacó e Hilton estão entre deputados mais participativos da AL-BA

09/08/2019

Os deputados estaduais de primeiro mandato Olívia Santana (PCdoB), Jacó (PT) e Hilton Coelho (PSOL) estão entre os parlamentares mais participativos do plenário da casa em sessões deliberativas no primeiro semestre do ano. O Bahia Notícias levantou o número de discursos, questões de ordem, aparte e relatórios de projeto dos deputados estaduais para elaborar o ranking. Os dados foram obtidos do departamento de taquigrafia por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI). 

Campeão de discursos, questões de ordem e pedidos de aparte, o líder da oposição Targino Machado (DEM) foi o deputado mais participativo no plenário na primeira metade do ano nas sessões que votaram projetos de lei para a sociedade baiana. Foram 55 discursos, 120 questões de ordem e 10 aparte, momento em que o deputado pede para falar durante discurso de um colega. Targino ainda relatou dois projetos de lei. Jacó (PT) discursou por 46 vezes, parou a sessão para 12 questões de ordem e 4 apartes. Vice-líder da oposição Alan Sanches (DEM) fez 43 discursos, 53 questões de ordem e 6 aparte. Olívia Santana (PCdoB) fez 41 discursos, 9 questões de ordem e 2 aparte. Hilton Coelho (Psol) fez 36 discursos, 12 questões de ordem e 4 aparte. Veja a lista completa dos deputados mais atuantes no plenário em sessões deliberativas no primeiro semestre:

 
Ranking mostra deputados menos participativos | Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias
O discurso parlamentar é uma das almas do processo legislativo. A construção da Constituição Federal de 1988 na Congresso Nacional, por exemplo, foi resultado de intensos debates ocorridos em plenário com mais de 35.800 intervenções verbais feitas durante a Assembleia Nacional Constituinte. 

Nesta sexta-feira (8), o Bahia Notícias também lista os deputados “nem-nem”, gestores que não fizeram qualquer manifestação no plenário nos seis primeiros meses do ano. O salário de um deputado estadual gravita na casa dos R$ 25 mil. 

Fonte: Bahia Notícias

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco