COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

PEDRO TAVARES QUER INSTITUIR A SEMANA ESTADUAL DE INCENTIVO A PRÁTICA ESPORTIVA PARA IDOSOS

11/08/2019

O deputado Pedro Tavares (DEM) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 23.428/2019, instituindo a Semana Estadual de Incentivo à Prática Esportiva na Terceira Idade. No documento, o parlamentar define que a comemoração desta data seria na primeira semana do mês de outubro de cada ano, em consonância com o Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). 


 Segundo o democrata, a iniciativa pretende estimular e motivar, órgãos públicos e privados, à promoção, realização e divulgação de eventos esportivos que valorizem a pessoa idosa. O PL quer também articular ações de socialização, promoção da cidadania e qualidade de vida aos idosos. 


Tavares considera fundamental a prática de atividade física para a pessoa idosa, pois “é extremamente importante na manutenção da saúde, da flexibilidade e da longevidade”. O deputado explica que os sistemas imunológicos dos homens e mulheres acima de 60 anos são mais suscetíveis às doenças e que os exercícios físicos, sob a supervisão de um especialista, podem ajudar a melhorar a resistência e a função do sistema. 


Outros benefícios à saúde do pessoal da terceira idade também foram enumerados pelo legislador. Segundo ele, a atividade física previne problemas cardiovasculares, pulmonares, osteoporose e ainda auxilia no controle da diabetes, artrite, fortalecimento muscular e manutenção da densidade óssea.


Mais um argumento em favor do PL traz como base, pesquisas da área médica relatando que “o idoso tem perda de até 5% da capacidade física a cada 10 anos, mas com possibilidade de recuperar 10% dessa capacidade através de atividades físicas adequadas”.  


“Sendo assim, julgamos importante intensificar as ações para assegurar a realização da Semana Estadual de Esporte para a Pessoa Idosa no Estado da Bahia, inclusive para que as pessoas possam conhecer e exercer plenamente os direitos”, encerrou o parlamentar.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco