Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Senhor do Bonfim: Família faz apelo para aprovação de regulação de idoso; paciente está há 12 dias sem comer à espera da cirurgia

24/08/2019


idoso Enivaldo Joaquim da Silva, 65 anos, internado há 12 dias no Hospital Dom Antônio Monteiro, no município de Senhor do Bonfim, centro norte da Bahia, com diagnóstico de obstrução do intestino e das vias biliares é mais um paciente na fila de espera da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, para os familiares do idoso, pai de oito filhos e com 20 netos, ele é um parente fundamental para uma família Bonfinense que luta pela vida do patriarca do clã.
A busca pelo tratamento de Enivaldo começou no último dia 12, quando ele se queixou de dores abdominais e foi encaminhado à Upa local. De lá, foi transferido com urgência para o Hospital Dr. Paulo Hilarião, onde foi submetido a seguidas lavagens intestinais. 
Sem melhora no quadro clínico, a equipe médica decidiu encaminhar o paciente para uma unidade de saúde de maior porte para exames mais detalhados como conta ao site, a nora do paciente, Isabel Regina Martins, 30 anos. “A situação dele é tão grave que, no mesmo dia, ele foi transferido para o Hospital Dom Antônio Monteiro. Lá, meu sogro passou por exames que confirmaram a obstrução no intestino, nas vias biliares e suspeita de câncer nos rins”, conta.

Estado de saúde piora a cada dia 
Ainda de acordo com Isabel, o idoso está sem comer, nem beber água. “Ele está internado. A cada dia está mais debilitado, nem se levanta mais pois se queixa de tontura. Resultado de só se alimentar de soro, à espera de uma regulação e transferência para fazer a cirurgia CPRE, no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador”, relata.
Familiares se revezam no hospital para dar atenção a Elinado, enquanto outros parentes peregrinam para consultar se já foi aprovada a transferência. “Não temos mais para quem apelar. Toda a família está sofrendo de ver o estado que meu pai está. Estamos nos revezando para cuidar dele e apelar por agilidade na regulação. Mas vamos lutar até o fim. Está na mão de Deus”, afirma o filho do paciente, Clésio Mendes da Silva, 32 anos.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a Central Estadual de Regulação está busca da vaga para o perfil do paciente, mas que infelizmente, no momento não há vaga disponível.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco