Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Irecê: Hospital Regional realiza evento em prol do Setembro Amarelo

27/09/2019

No mês de prevenção ao suicídio, O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promove o Setembro Amarelo Pela Valorização da Vida, uma iniciativa da Comissão de Humanização e do setor de Psicologia do complexo, voltado para colaboradores, pacientes e acompanhantes do hospital, a ação busca levar acolhimento e conscientização através de iniciativas singelas e impactantes. 
Para isso, foram criados os murais "Cantinho do Afeto", disponibilizados em cada setor da unidade, para que os colaboradores possam trocar mensagens de incentivo e gentileza. Outra ação, destinada aos pacientes e acompanhantes é o "Presente em Palavras", com inúmeras frases de motivação em cestas colocadas nas recepções Principal e da Emergência, além de serem entregues em todas as enfermarias do complexo. "Seja feliz e espalhe felicidade junto às pessoas que lhe cercam e veja como o seu mundo ficará muito mais florido" e "Não desista do amor, não desista de amar, não se entregue a dor, porque ela um dia vai passar" são algumas das reflexões propostas. 

Na ultima quinta-feira (19), às 9h, serão realizadas no auditório da unidade, sessões de Barra de Access com a enfermeira e praticante de Barra de Access, Cindy Porto. As 10h30, em frente ao auditório, os alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Irecê (FAI), desenvolverão atividades de psico-educação em Saúde Mental, ou seja, intervenções terapêuticas e didáticas sobre transtornos mentais e seus tratamentos, além de dinâmicas sobre a valorização da vida e autocuidado. As ações serão voltadas para colaboradores, pacientes e acompanhantes. "Pensando na importância da promoção da saúde mental, desenvolvemos estratégias de alcance focalizado. Além das mensagens de incentivo e afeto, temos a Barra de Access, que é uma terapia quântica com comprovação da neurociência, e a participação dos alunos do curso de Psicologia da FAI, que tornam a promoção da qualidade de vida emocional, ainda mais efetiva em nosso meio", explica Ângela Raquel, psicóloga da unidade. 
Efetivado desde 2015, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma gratuita e voluntária, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, através do número 188.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco