Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

PEDRO TAVARES SAÚDA OS 15 ANOS DE LUTA DA LOBA

05/09/2019

Por seu trabalho e luta “pelo amparo e acolhimento dos pacientes do lúpus”, a associação Lúpicos Organizados da Bahia (Loba), que está completando 15 anos, mereceu moção de aplausos do deputado Pedro Tavares (DEM). Criada em 2004 com a finalidade de apoiar e orientar os pacientes com lúpus na Bahia, uma das lutas da Loba é o estabelecimento de políticas públicas em atenção às pessoas com essa patologia. 
Nesses anos, a associação conquistou espaço na discussão sobre a doença, que na Bahia internou 7.458 pessoas entre 2014 e 2016, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Nesse mesmo período, houve 191 óbitos em decorrência do agravamento da doença. 
O lúpus é uma doença caracterizada pela produção excessiva de anticorpos que causa desequilíbrio no organismo e pode atacar qualquer órgão do corpo humano, principalmente as células. “Infelizmente não há cura, mas sim tratamento para controle”, lamenta Tavares. Seus primeiros sintomas são inflamações na pele, articulações e olhos. 
Segundo Tavares, nesses 15 anos de existência, a Loba conseguiu criar um centro de referência para pacientes reumáticos e doenças autoimune. Além disso, mobilizou o projeto do passe livre para pacientes da patologia, além da aprovação da Semana de Conscientização sobre o Lúpus, projeto de lei de autoria do deputado democrata, que parabenizou a entidade pela atuação “na divulgação das informações sobre a doença, na luta pela garantia dos direitos e na inclusão social dos pacientes”.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco