Grupo J. Sidney
Emissoras de Rádio
Outras empresas
Grupos WhatsApp
Quem somos
O Líder Notícias é mais um projeto do Grupo J. Sidney de Comunicação. Nosso compromisso é levar informação com credibilidade para toda a região de Irecê e muito além, através também dos nossos canais nas redes sociais.
Contrate
Irecê e Região Jacobina Ruy Barbosa Morro do Chapéu Bahia Política Educação Cultura Polícia Saúde

Menu Mobile 1

Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

PEDRO TAVARES SAÚDA OS 50 ANOS DA TRIBUNA DA BAHIA

21/10/2019

O deputado Pedro Tavares (DEM) prestou homenagem ao jornal Tribuna da Bahia pelos seus 50 anos de história, comemorados no dia 21. Em moção de congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa), o parlamentar destacou a importância do jornal no conjunto da imprensa baiana e para os cidadãos do estado.

“Há 50 anos surgia na Bahia, fundado pelo empresário Elmano Castro, o jornal que se tornou um dos mais lidos, se destacando à época pelo pioneirismo gráfico e pelo conteúdo ousado. Foi o primeiro jornal off set na Bahia a usar impressão à luz e em policromia (foto em cores), decretando o fim do linotipo. Pelo jornal, passaram grandes talentos do jornalismo e da escrita, a exemplo do escritor João Ubaldo Ribeiro, que foi chefe de redação do diário”, explicou o democrata.

De acordo com ele, o Tribuna da Bahia nasceu em um contexto político difícil, quando o país passava pelo sistema ditatorial com a instituição do Ato Institucional nº 5, que cerceava a liberdade de expressão. “Apesar desse cenário, o veículo foi para o enfrentamento, sendo um dos agentes transformadores de parte da sociedade que rejeitava a falta de liberdade política daquele momento”.

Pedro Tavares contou também que o veículo ficou conhecido por ser uma escola para muitos jovens que tinham aptidão para a escrita. “Esses estudantes integraram a escola de Quintino de Carvalho, primeiro chefe de reportagem do jornal, sempre lembrado na história do jornalismo baiano”, disse ele, recordando que passaram pela Tribuna profissionais de destaque como o falecido diretor de Relações Institucionais, Francisco Aguiar, o falecido escritor João Ubaldo Ribeiro, o cartunista Hélio Lage, além dos colunistas Jânio Lopo e Ivan de Carvalho, que marcaram a cobertura da política baiana”.

O legislador explicou ainda que o jornal segue em seu ofício de informar com garra e credibilidade. “Parabenizo a todos os repórteres, editores e funcionários em geral". Estão em seus quadros grandes jornalistas que ajudam a contar os fatos políticos importantes do estado, como Raul Monteiro e Osvaldo Lyra, com a direção de redação do jornalista Paulo Roberto Sampaio”, concluiu.

Leia Também

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco