Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Em Salvador, Secretaria de Saúde faz alerta sobre cuidados em caso de enchentes

26/11/2019

Em meio aos reflexos das fortes chuvas que atingem Salvador desde o início desta terça-feira (26), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) fez um alerta para os cuidados básicos que a população deve adotar em caso de enchentes. A água de chuva empossada nas ruas ou vinda de esgotos podem transmitir doenças.

A cartilha divulgada pela pasta chama a atenção para a importância da população evitar o contato com a água, que pode estar contaminada. A orientação é de que as pessoas esperem a água baixar, e na hora de limpar as casas utilizem calças compridas, botas e luvas. No caso do cidadão não possuir esses equipamentos, pode utilizar casos plásticos para proteger os braços e pernas. 

A Sesab ainda aponta a necessidade de retirar a lama e desinfetar o local atingido. O procedimento adequado é a lavagem do chão, paredes e objetos atingidos com água sanitária. "Faça uma solução misturando duas xícaras de água sanitária em 20 litros de água", diz o texto. 

O documento também faz orientações quanto a alimentação e aproveitamento dos alimentos. Podem ser consumidos os produtos industrializados que estejam dentro do prazo de validade desde que as embalagens sejam limpas de modo adequado. As frutas e verduras devem ser higienizadas e mantidas de molho em solução com hipoclorito de sódio por 30 minutos antes de consumir. 

Não devem ser consumidos os alimentos úmidos, mofados ou murchos, com cheiro, cor ou aspecto fora do normal. Assim como carne, peixe, frango, ovos e leite crus ou mal cozidos que tenham entrado em contato com a água da enchente. 

A secretaria também alerta para os cuidados com serpentes, aranhas e escorpiões. Nesse caso deve estar atento ao entrar em casa, não se deve pegar nos animais, mesmo que mortos e as pessoas não devem colocar as mãos em buracos ou frestas.


Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco