Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Microrregião de Irecê é abastecida pelo Rio São Francisco

20/11/2019

360 mil pessoas em 16 cidades no centro norte baiano. Em comum, um privilégio: poder contar com água tratada e encanada na torneira, vinda de um dos maiores rios brasileiros, o São Francisco.

O caminho é longo. 132 quilômetros de tubulação, 12 estações de bombeamento, uma estação de tratamento de água em Itaguaçu da Bahia. A obra de implantação do Sistema Adutor do São Francisco, finalizada em 2013, se configurou como a alternativa de abastecimento para uma população que tinha apenas uma opção de manancial, a Barragem de Mirorós, que servia também para irrigação e encontrava-se numa situação de colapso.

Quando inaugurada, a obra atendia oito cidades na microrregião. Desde agosto de 2018, passou a atender as 16 cidades devido à suspensão do uso da Barragem de Mirorós para abastecimento humano, definida pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Hoje, estão em operação 12 estações, que bombeiam a água entre Xique-Xique e Irecê, além da estação de reversão, que leva água até a estação de tratamento de água de Ibititá. Lá, a água é distribuída para as cidades que eram antes atendidas por Mirorós. Todas essas estruturas de bombeamento são controladas remotamente por uma central de controle, conferindo maior eficiência operacional ao funcionamento do sistema.

A oferta de água do Sistema Adutor do São Francisco aumentou de 1.400 metros cúbicos de água por hora para 2.200 m3/h em 2018, representando um incremento de 43%. O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê, alimentado pelo Rio São Francisco, é um dos maiores sistemas da Bahia.

Cidades atendidas pela Adutora do São Francisco: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados.

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco