Menu Mobile 1

Menu Horizontal Fixo

Menu Horizontal Relativo

Número de localidades atingidas por óleo no Nordeste e ES chega a 643; BA tem 170 pontos

18/11/2019

A Bahia ainda é o estado mais atingido pelas manchas de óleo que desembarcaram em 643 localidades entre praias, rios, ilhas e mangues dos nove Estados do Nordeste e do Espírito Santo desde 30 de agosto. Por unidade federativa, as 353 localidades ainda oleadas se distribuem da seguinte forma: Bahia (170),  Sergipe (60), Alagoas (46), Pernambuco (19), Rio Grande do Norte (20), Espírito Santo (44), Ceará (8), Maranhão (6), Paraíba (1) e Piauí (7), de acordo com balanço divulgado neste domingo (17) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Bahia também aparece entre os locais em que o óleo foi avistado em monitoramento do Ibama nas últimas 48 horas. As calotas foram registradas na praia baiana de Três Coqueiros, em Barra Grande, e os manguezais da Ilha do Caju, no Maranhão. O estado é o maior em extensão da região Nordeste. 

O relatório do Ibama também aponta que 18 localidades ainda são atingidas pelas manchas de óleo com mais de 10% de contaminação. Pelo menos 10 desses locais estão estão na Bahia, 3 em Alagoas, 2 no Rio Grande do Norte e 3 em Sergipe. Cerca de 363 pontos têm fragmentos da substância e 262 são considerados limpos. 

Em relação à fauna, segundo jornal Estado de S.Paulo, ao menos 141 animais oleados foram identificados pelo Ibama. Os dados se referem especialmente a tartarugas marinhas (96) e aves (31). Nas redes sociais, a Fundação Mamíferos Aquáticos chegou a compartilhar imagens da recuperação de uma ave oleada encontrada em Maragogi (AL).

Publicações recentes

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
Líder Notícias - O seu canal de informação! © 2013 - 2019 | Desenvolvido por Junior Pacheco