COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

AL-BA aprova primeiro manifesto por maior participação de mulheres na política

06/12/2019

A fim de fortalecer a participação feminina na política e aprovar o manifesto “Mais Mulheres no Poder”, a Bahia registrou seu primeiro Parlamento Feminista do Brasil nessa quinta-feira (5). O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), contou com a presença de mulheres brasileiras e estrangeiras, que construíram o documento em defesa da paridade de gênero e cotas na política.

Agora, o manifesto será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Senado, Câmara Federal, ONU Mulheres e Pnud.

Realizado pela Comissão dos Direitos das Mulheres da AL-BA, o encontro foi inspirado no Parlamento Feminista que aconteceu na cidade de La Plata, na Argentina, em 2018. A presidente da comissão, deputada Olívia Santana (PCdoB), disse que a aprovação foi por unanimidade. "Entendemos que mesmo sendo de partidos diferentes, sabemos da importância em estarmos unidas em torno do empoderamento feminino e defesa dos direitos das mulheres", ressaltou.

Também presente, a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, parabenizou a realização do evento. "Quando falamos em parlamento feminista, precisamos ressaltar o papel das deputadas, prefeitas e vereadoras. Não posso deixar de registar que em sete dias, quatro mulheres foram mortas por feminicídio. Essa cultura machista afeta, inclusive, a participação feminina nos espaços de poder e decisão, inclusive a política", destacou.

A mesa de abertura contou com grande representatividade feminina, a exemplo de nomes como a deputada cubana Anabel Treto, deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Mônica Francisco (PSOL), a editora do Mídia Ninja, Dríade Aguiar, e outras figuras importantes na luta feminista.

Fonte: Bahia Notícias

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco