COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

DEPUTADOS E JORNALISTAS RECEBEM PRÊMIOS DESTAQUES DO ANO 2019

10/12/2019


Quatro parlamentares e três jornalistas foram agraciados com a premiação de destaques do ano de 2019 do Comitê Edson Alves de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta terça-feira (10), no Saguão Nestor Duarte. Prestigiada por políticos, jornalistas, servidores da Casa, além de familiares e amigos dos homenageados, a cerimônia entregou troféus aos deputados Nelson Leal (PP), presidente da Casa, Fabíola Mansur (PSB), Alan Sanches (DEM) e Targino Machado (DEM); e aos profissionais da imprensa Levi Vasconcelos, Itamar Ribeiro e Lucas Arraz.

Os destaques foram os mais votados em duas eleições: uma em que deputados escolhem nos jornalistas, e outra em que jornalistas credenciados ao comitê elegem  os deputados. A solenidade começou com a posse da nova diretoria do Comitê de Imprensa, eleita de forma unânime para o biênio 2019-2021, contemplando as falas do ex-presidente Osvaldo Lyra, que agora ocupará a vice-presidência, e do novo presidente Raul Monteiro. Também fazem parte do colegiado os jornalistas Levi Vasconcelos, na secretaria-geral da entidade, e Jairo Júnior e Tasso Franco como suplentes.

“É fundamental a imprensa para o dia a dia da nossa Casa, que faz esse link do nosso cotidiano com a sociedade, informando sobre o nosso trabalho. Demonstram, sobretudo, que para nós termos uma democracia consolidada é necessário ter um Parlamento forte, e o Parlamento baiano é muito forte”, ressaltou o presidente do Legislativo, Nelson Leal. Ao dividir o Troféu Destaque Parlamentar 2019 com os 62 pares, o deputado elogiou a atual legislatura pela maturidade e diálogo no encaminhamento das matérias para apreciação do plenário, além do dinamismo das comissões, a qualidade dos debates e a produtividade legislativa.

Fabíola Mansur compartilhou seu prêmio com a bancada feminina da ALBA, formada por 10 deputadas, agradecendo a imprensa por dar voz às bandeiras defendidas por elas. Ladeada pelas deputadas petistas Neusa Cadore e Maria del Carmen, a socialista saudou a representatividade feminina da Casa: “Uma mulher quando chega aqui é para abrir a porta para todas. Essa voz não é só minha. Esse prêmio é das 10 mulheres dessa bancada aguerrida que, infelizmente, em pleno século XXI, ainda tem que enfrentar e combater feminicídio”.

Premiado pela terceira vez, como destacou em discurso de agradecimento, o deputado Alan Sanches atribuiu sua eleição ao trabalho árduo na oposição. “Acho que nunca tive tanto merecimento como dessa vez. O trabalho que a gente faz, junto com minha bancada qualificada de 18 deputados, não é fácil. Estou no quinto ano de oposição”, observou. Ele também destacou a importância do prêmio como reconhecimento dos jornalistas, “que são a caixa de ressonância de tudo que acontece aqui, das ações parlamentares dentro e fora da Assembleia”.

Targino Machado disse que a responsabilidade de líder da oposição, aliado a adversidades, como a ação judicial contra ele no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, “trouxe-me, com certeza, mais tolerância, simpatia e autocontrole” nesse ano. Para o democrata, o presidente Nelson Leal também contribuiu para sua atuação ao “destravar, nesta Casa, as relações, e torná-la mais equânime”. Targino elogiou ainda a produção legislativa: “Essa Casa, esse ano, produziu muito mais do que os 21 anos pretéritos que eu aqui estive. Sou o deputado mais velho e mais antigo da oposição nessa Casa, porque estou há 22 anos no exercício do mandato e sempre na oposição”.

JORNALISTAS

Levi Vasconcelos foi descrito por Targino Machado como “farol sinalizador do jornalismo na Bahia”. O colunista político do Jornal A Tarde ganhou o Troféu Quintino de Carvalho, de mídia impressa. Levi descreveu o impresso como “uma espécie ameaçada de extinção”, e que trabalha “para postergar a morte desse veículo”, levando uma informação diferenciada da qual a ALBA é fonte permanente. “A Assembleia Legislativa está para a Bahia, para o conjunto do território baiano, tanto em territorialidade como nas questões temáticas, assim como a Câmara dos Deputados e o Senado estão para o Brasil”, comparou.
Vencedor do Troféu Wilson Menezes, Itamar Ribeiro, da Rádio Sociedade de Feira de Santana demonstrou alegria e gratidão pela “confiança dos deputados em nosso trabalho nesse período”. O profissional parabenizou os colegas e deputados premiados, e reiterou sua luta, em tempo de fakenews, “para levar, através de programas de emissoras de rádio daqui da Bahia, a voz da Casa”, com “a responsabilidade de conduzir e produzir o que é fato e o que é real”.
“Fico muito honrado não só de ganhar esse prêmio, como também de, humildemente, estar nessa posição de acompanhar e ajudar a sociedade e os deputados a sustentarem a democracia”, afirmou o repórter Lucas Arraz, do Bahia Notícias, que foi laureado com o Troféu Armando Lobracci, na categoria Blogs e Sites. Arraz considera, dentre as três esferas de poder, a cobertura do Legislativo como a mais importante. Ele destacou ainda a presença das deputadas, “que não só cresceram em tamanho nessa legislatura, mas também muito em qualidade”.
Também prestigiaram a entrega dos troféus os deputados Niltinho (PP), José de Arimateia (Republicanos), Zé Cocá (PP), Rosemberg Pinto (PT), Aderbal Caldas (PP), Zé Raimundo (PT), Olívia Santana (PC do B), Luciano Simões Filho (DEM), Diego Coronel (PSD), Pedro Tavares (DEM), Eduardo Alencar (PSD), Antonio Henrique Junior (PP), Tiago Correia (PSDB), Jacó (PT), Capitão Alden (PSL) e o ex-deputado Reinaldo Braga

Fonte: ALBA

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco