COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

DIEGO CORONEL SUGERE UM DIA DE LICENÇA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

13/12/2019

O deputado Diego Coronel (PSD) protocolou, junto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Projeto de Lei nº 23.702/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas públicas e de economia mista de conceder um dia de licença por ano, para a realização de exames de prevenção ao câncer ginecológico e de próstata para servidores e empregados públicos com idade acima de 45 anos. 

Conforme a matéria, a licença deverá ser concedida por escrito, pelo menos um dia antes da realização do exame. Além disso, os beneficiários deverão apresentar o comprovante da consulta ao empregador. 

Para a propositura, o pessedista tomou como base um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o Inca, diariamente, em média, sete baianas recebem a confirmação de que têm câncer de mama. A estimativa era de que surjam 2.870 novos casos em toda a Bahia. Já o câncer de próstata teve o registro, em 2018, de 2.691 pacientes internados com 1.262 mortes, um índice de 46,8%. Em 2019, foram menos pacientes internados com a doença, 1.819, mas o índice de mortes aumentou: 913 óbitos (50,2%). 

“Com base nestes números, proponho este projeto que determina ao serviço público, que as entidades e empresas públicas e de economia mista do Estado, a concederem um dia de licença por ano para a realização de exames de prevenção ao câncer ginecológico e de próstata”, resumiu.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco