Jacobina: Guarda Civil Municipal publica balanço estatístico do ano de 2019
09/01/2020
A Guarda Civil Municipal de Jacobina apresentou nesta quinta-feira, 9, o balanço estatístico do ano de 2019 e trouxe dados que ajudará no planejamento das ações da corporação para o ano de 2020.
O balanço traz dados detalhados de atendimentos, solicitações do públicos e de outros órgãos do município, tanto na sede como no interior do município.
No ano de 2019 foram feitos quase 8.800 procedimentos que vão desde a atendimentos a população através do número 153, ações inibidoras de depredação do patrimônio público e patrulhamentos preventivos nas unidades escolares.
O patrulhamento nas escolas é feito quase que totalmente pelas equipes da ROMO – Grupamento de motocicletas.
Um fato que ainda preocupa são os dados, ainda altos, de poluição sonora e pertubação do sossego alheio que ocupa 42% das ocorrências destinada a população e é tido como problema grave já que além de consumir recursos públicos inviabiliza possíveis ações preventivas em outros setores de Segurança Pública.
Outro problema preocupante é a violência contra mulher, em especial no interior do município onde somente no ano de 2019 foram registradas pela GCM 85 ocorrências.
Para o Comandante Dias, os números apresentados pela Guarda, em relação a violência doméstica, pode divergir dos dados da Polícia Civil devido a resistência de algumas mulheres em representar contra seus companheiros na Delegacia de Polícia.O atendimento a população feito através do número 153 representou 21% de todas as solicitações feitas a Guarda Civil Municipal alcançando 1.796 chamadas atendidas e confirma a confiança que a população jacobinense tem nos serviços desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal.
Os dados também apontam as localidades em que a Guarda Civil mais atendeu a população no ano de 2019. Por ter apenas uma viatura destinada para os Distritos de Lages do Batata e Caatinga do Moura, estas duas localidades juntas solicitaram os serviços da Guarda Civil mais de 400 vezes em 2019 e é um dos locais onde a Guarda mais atuou, mas a grande surpresa vem justamente do Centro da Cidade onde houve mais de 160 solicitações.
O ano de 2020 será de muito trabalho na tentativa de diminuir os índices e melhorar, ainda mais, os serviços que são ofertados a população.
Fonte: ASCOMGCM