COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Governador da Bahia fala em ampliar testagem de Covid-19 nas cidades do interior

12/05/2020

Com o objetivo de detectar possíveis infectados pelo coronavírus e evitar novas contaminações, o governo da Bahia pretende ampliar a testagem para a doença no interior. Foi o que afirmou o governador Rui Costa nesta terça-feira (12). Segundo ele, o foco serão cidades que são cortadas pelas principais estradas.

"Queremos ampliar a capacidade de testagem para abrigar cidades grandes do interior que tem muitos pontos de serviço. As paradas que as pessoas dão nas estradas, em muitas situações, podem gerar contaminação", declarou.


Rui declarou que observa, junto com a secretaria de Saúde, a situação dos municípios e lembrou a medida de restrição tomada nas cidades de Ipiaú e Itabuna, que estão com uma grande incidência de contaminação.

"Estamos conversando sempre com os prefeitos. Hoje publiquei um decreto para restringir Ipiaú e Itabuna. O secretário Fábio Vilas-Boas se reuniu com outros prefeitos para alinhar posições. Estamos olhando os números como a demanda por hospitais. Se naquela cidade os números estão baixos e a procura está alta, é sinal que há falta de testagem", indicou.

Questionado sobre a subnotificação dos casos, Rui argumentou que esse é um problema mundial.

"Não é fácil ter a precisão de quantos casos subnotificados temos. Acredito que o mundo inteiro tem subnotificação. Talvez seja menor na Ásia, onde estão os principais fabricantes de testes rápidos. Essa doença é traiçoeira e fica encubada, sem mostrar sinais. Muitas nem sabem que estão doentes", completou.

Até o momento, a Bahia tem 5.816 casos de coronavírus. Os números são da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco