Grupo J. Sidney
Grupo J. Sidney de Comunicação x
Emissoras de Rádio
Outras empresas do Grupo
Grupos WhatsApp do Líder Notícias
Sobre o Líder Notícias
O Líder Notícias é mais um projeto do Grupo J. Sidney de Comunicação. Nosso compromisso é levar informação com credibilidade para toda a região de Irecê e muito além, através também dos nossos canais nas redes sociais.
Anuncie com a gente
Irecê e Região Jacobina Ruy Barbosa Morro do Chapéu Bahia Política Educação Cultura Polícia Saúde

Menu Mobile 1

Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Infestação do inseto "Potó" deixa região de Irecê preocupada

06/05/2020

Vai passando o período chuvoso, o calor aumenta e com ele aparece um visitante indesejável em qualquer residência, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país: o famoso potó.

À primeira vista, o ''Paederus Irritans'' parece uma formiga, mas o estrago que o pequeno bichinho causa é bem maior que o causado por uma simples picada. Acredita-se popularmente que ele urina na pele das pessoas causando a queimadura química muitas vezes de larga extensão e, inclusive, com incidência de bolhas e forte ardência. Mas, na verdade, como forma de defesa o inseto solta uma secreção tóxica que provoca a queimadura.

Por preferirem regiões mais quentes, os potós escolhem justamente essas áreas do corpo para ‘passearem’, sendo comumente localizados na dobra do pescoço e nas junções dos braços e das pernas. Acontece que, ao se mexer, a pessoa assusta o inseto, que aciona o mecanismo de defesa. A principal atitude ao perceber um potó sobre a pele é não reagir esmagando o inseto, pois é exatamente por isso que ele irá liberar a toxina. Caso a queimadura seja inevitável e o estrago grande, o ideal é evitar soluções caseiras para o problema, que deve ser tratado apenas com pomada para queimadura e, em casos mais graves, com medicação oral.

Logo após sentir a queimadura, deve-se lavar imediatamente a região da queimadura com água corrente e, se necessário, procurado o médico. Com medida de prevenção, é importante sempre lembrar que o potó gosta de ambientes quentes, ou seja, as lâmpadas ligadas à noite são grande atrativo, então mantê-las apagadas pode afastá-los. Instalar telas em janelas também pode diminuir a aparição do inseto dentro de casa, além de manter o local sempre higienizado.

Veja o vídeo:

Fonte: Setor de entomologia da base Regional de Saúde de Irecê técnico Gilberto

Leia Também

Deixe um comentário

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco