COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Rui sanciona lei que pune fake news relacionada a pandemias

28/05/2020

governador Rui Costa (PT) sancionou, na noite desta quinta-feira (28), a lei aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na última sexta-feira (22), que pune com multa a criação e disseminação de fake news (notícia falsa) sobre epidemias, endemias e pandemias. A multa poderá variar entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.



Durante transmissão nas redes sociais nesta noite, o petista aproveitou a oportunidade do anúncio da sanção da lei para parabenizar o Supremo Tribunal Federal (STF), pelo inquérito que investiga fake news. Nesta quarta-feira (27), personalidades bolsonaristas foram alvo da operação.

"Parabéns ao Supremo Tribunal Federal por ter tido cuidado de investigar quem fabrica notícia falsa. Notícia falsa mata", disse o governador.

De acordo com a lei, a punição poderá ser aplicada para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para compartilhamento em massa de fake news. Os valores da multa serão usados no combate à pandemia.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) receberá as denúncias, e os responsáveis poderão responder, além das ações indenizatórias, pelo crime de criação e compartilhamento de calúnias e mentiras.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco