Fabiola Mansur apresenta moção de pesar
23/07/2020
A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou moção de pesar, na Assembleia Legislativa, pelo falecimento do médico e professor Zilton de Araújo Andrade, que aconteceu no dia 22 de julho, na capital baiana.
“Meu reconhecimento à excelência deste imenso ser humano, um homem extraordinário. Abraço afetuoso à professora e pesquisadora Sônia Gumes Andrade, esposa, companheira de vida, amor e muito estudo, extensivo a sua linda família”, lamentou a deputada.
Zilton foi chefe do Laboratório de Patologia Experimental (Lapex), do Instituto Gonçalo Monis (Fiocruz) e atuou como professor permanente dos cursos de pós-graduação em Patologia (UFBA - Fiocruz) e em Imunologia (Ufba). É referência nos estudos sobre a esquistossomose e a Doença de Chagas. “Os estudos do professor Zilton Andrade promoveram um avanço considerável no conhecimento da patologia das doenças parasitárias endêmicas em nosso meio. As suas publicações relacionadas com a esquistossomose e a Doença de Chagas, particularmente, são referências fundamentais dos temas, na literatura científica internacional”, destacou Fabíola.
“Suas publicações não esgotam a importância de sua contribuição à ciência, em particular à do Brasil. Na sua longa caminhada, ressaltamos a escola de patologia das doenças parasitárias que criou através da formação de muitos discípulos, hoje distribuídos em todos os cantos do Brasil. O professor Zilton Andrade foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Patologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, nas quais mantém forte e respeitada atuação”, finalizou.