COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Nova gripe suína na China acende alerta de mutação do vírus H1N1

02/07/2020






A pandemia de coronavírus ainda nem assentou e cientistas chineses identificaram um novo risco à saúde global. Foi descoberta uma nova gripe suína na China: porcos estão se infectando com mais frequência.

Gripe suína. O vírus é uma nova variante da gripe H1N1, que provocou uma pandemia em 2009. É um dos tipos de influenza com maior capacidade de mutações. Sun Honglei, um dos autores do estudo sobre a nova gripe suína na China, alerta para um futuro risco de transmissão de animais para humanos e de pessoa para pessoa.

Ações necessárias. Sun Honglei destaca a necessidade de desenvolver uma vacina para porcos e humanos para conter a nova gripe suína. Entenda o potencial pandêmico do vírus e confira a avaliação de especialistas.”
O VÍRUS

Trata-se de uma cepa de gripe que tem como hospedeiro o porco, mas que também pode infectar humanos.

Os pesquisadores da Universidade Agricultural da China, que fizeram a descoberta, identificaram que os porcos da China estão se infectando com mais frequência, segundo informou a Science. Em um estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências, os cientistas explicaram que essa variante do vírus influenza, conhecida como G4, é preocupante porque seu núcleo é um vírus da gripe aviária, ao qual os humanos não têm imunidade, mas ela também possui fragmentos de cepas de mamíferos misturados.”

Sun Honglei, um dos autores do estudo, disse que a presença de genes da H1N1, que causou pandemia de gripe em 2009, no vírus G4 “pode promover a adaptação do vírus”, levando à transmissão de humano para humano. Por isso, ele indicou que é “é necessário fortalecer a vigilância” para acompanhar a incidência do vírus influenza em porcos chineses.”

A notícia é preocupante porque vem em um momento em que o mundo ainda não descobriu como parar a pandemia de Covid-19 e está em busca de vacinas e medicamentos para acabar com o Sars-CoV-2. Ao comentar a novidade, biólogos disseram à Science que o potencial da variante G4 de causar uma pandemia é baixo. O vírus pode saltar dos porcos para os humanos, mas ainda não é transmitido de pessoa para pessoa. Especialistas salientaram, porém, que o vírus influenza pode surpreender, assim como ocorreu com o H1N1 em 2009.
Como foi feita a pesquisa


Sun e seus colegas analisaram cerca de 30 mil amostras nasais de porcos enviados a matadouros em 10 províncias da China, coletadas entre 2011 e 2018, e outras mil de porcos com sintomas respiratórios que foram examinados na faculdade de veterinária da UAC. Nas amostras foram identificados 179 vírus da gripe suína, sendo a grande maioria da variante G4 ou das outras cinco cepas G da linhagem aviária da Eurasia.

Os pesquisadores também coletaram amostras de 230 pessoas e identificaram anticorpos contra esse novo vírus em 4,4% delas – esse percentual dobrou entre os analisados que trabalham diretamente com os porcos. Por isso, Sun acredita que uma vacina contra a cepa G4 deveria ser desenvolvida para porcos e humanos.”

Da redação, com informações do site Gazeta do Povo

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco