COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Prefeitura de Itaberaba usará hidroxicloroquina e ivermectina no combate ao Covid-19

06/07/2020

Ações de prevenção e combate ao novo coronavírus, novas estratégias de enfrentamento à covid-19 e autonomia do médico para prescrição de medicamentos como a hidroxicloroquina e ivermectina. Essas foram as principais pautas tratadas entre o prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), e profissionais de saúde durante reunião neste sábado (04).

O protocolo para tratamento de pacientes no estágio inicial da covid-19 foi detalhado por médicos como Benelson Guimarães, Carlos Aderne, Walter Pinheiro, Eduarda Quartin e o cardiologista Érico Leite. Estiveram na reunião também, o delegado regional de Odontologia, doutor Adson Pires, o secretário de Saúde, João Rodrigues, e o dentista David dos Anjos.

“Nessa reunião discutimos as ações de prevenção e combate ao coronavírus no município, e traçamos novas estratégias de enfrentamento à doença infecciosa covid-19. Discutimos com o grupo de profissionais, por exemplo, sobre a autonomia do médico para prescrição de medicamentos como a hidroxicloroquina e a ivermectina, em pacientes que chegam com sintomas tipo dor de cabeça e com alteração de paladar e de olfato, para atacar em tempo hábil fazendo o tratamento precoce da covid-19 com esses medicamentos”, declara o prefeito Ricardo.

De acordo com apuração do Jornal da Chapada, os médicos já têm autonomia para prescrever esses medicamentos, mas a reunião foi para discutir o protocolo na esfera municipal. Em Itaberaba, os profissionais de saúde, querem evitar que o paciente tome esses medicamentos somente na fase hospitalar, corrigindo uma falha terapêutica que deveria ser na fase inicial da doença.

“A reunião foi muito produtiva e vamos discutir esse protocolo também na atenção básica, começando a prevenir a covid-19 ainda na Unidade de Saúde da Família [USF]. Para isso, vamos criar protocolos para o segundo e terceiro dia de sintomas gripais”, conclui Ricardo, que também é da área de saúde.

A prefeitura de Itaberaba vai dispor de um kit de tratamento para a fase inicial que será entregue aos profissionais das unidades básicas de saúde. Segundo informações, todos, incluindo os profissionais de cozinha e limpeza, por exemplo, serão blindados com a utilização do medicamento ivermectina – o que está disponível no momento. Com isso, haverá uma uniformização de tratamento, com a devida instrução aos profissionais envolvidos.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco