COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Eleições 2020: Pré-candidato à prefeito de Irecê, Cleomar Santiago (Avante), nega possibilidade de desistir da disputa e apoiar o atual prefeito Elmo Vaz

03/08/2020






O pré-candidato à prefeito de Irecê, Cleomar Santiago é o nosso primeiro entrevistado da edição especial com entrevistas.

Sem histórico político, Cleomar busca pela primeira vez, viabilizar sua candidatura à prefeito de Irecê.

“Não tenho carreira política, a não ser como apoiador. Sempre apoiei na esperanca de encontrar um político que trabalhe para o bem comum da sociedade. Diante da crise política e do anseio do povo que deseja um representante que entenda o seu dia-dia, que tenha uma história de serviço social prestado aos mais carentes, recebi o convite do partido Avante pra ser Pré-candidato à prefeito de Irecê”, afirma.

Embora não tenha carreira política, Cleomar já desempenhou algumas funções profissionais como pedreiro, tratorista, operador lavrador, eletricista, empresário e gerente administrativo.



LN - Por que deseja disputar as eleições municipais em Irecê? 


CS - Quero contribuir mais com o desenvolvimento da nossa cidade e mostrar que é possível governar para todos, sem perseguições, sem se esquecer principalmente dos que mais precisam. 


LN- Se sente preparado para o desafio? 


CS- Me sinto preparado, pois sei que comigo está “Aquele que pegou Davi, um pastor de ovelhas e o fez um dos maiores reis da história, pegou Pedro, um pescador e o fez um dos maiores apóstolos”. 


LN - Quais serão as principais bandeiras defendidas em sua pré-campanha? 


CS- As nossas maiores bandeiras são os princípios básicos da administração pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência nos serviços públicos.


LN- Como tem sido o diálogo com as lideranças e o grupo de oposição? 


CS- Tem acontecido de maneira saudável, compreendo que há uma crise política e moral instalada em nosso país e que se faz necessário uma nova forma de se fazer política e levar a mesma a cumprir a sua função que é promover o bem estar público.


LN- A sua pré- candidatura conta com apoio de algum político como deputados, senadores ou governador?


CS- Contamos com o apoio do Deputado Federal mais votado nas últimas eleições, o Deputado Pastor Sargento Isidório e o Deputado Estadual João Isidório que foi o segundo mais votado, ambos tem prestado um excelente trabalho para todos os baianos tendo já recuperado mais de 50 mil homens e mulheres que eram viciados em álcool e drogas ilícitas.



LN- Quantos pré-candidatos à vereadores serão lançados pelo partido de apoio da sua base? 


CS- O AVANTE terá 23 candidatos a vereadores, composto por líderes comunitários, líderes religiosos, representantes de vários seguimentos da sociedade.


LN- Como é a sua relação com o governo estadual e federal? 


CS- Temos um ótimo relacionamento tanto com o governo estadual, pois na Bahia o Avante compõe a base do governo, quatro com o governo Federal, embora sendo um partido independente os 7 deputados do partido vota a favor dos projetos do executivo federal, quando esses são para o bem do povo.


LN- Existe alguma possibilidade de desistir e compor chapa com o atual prefeito Elmo Vaz? 


CS- Nenhuma possibilidade.


LN- Poderá apoiar outro candidato de oposição? 


CS- Sim, desde que nos apresente projetos melhores e mais consistentes que os nossos.


LN- Quais são os pontos críticos dessa administração e os pontos positivos

Como avalia a atual gestão do prefeito Elmo Vaz? 


CS- Segundo dados do ministério da saúde temos um estado crítico na saúde do nosso município desde antes da pandemia, os trabalhos de infraestrutura são realizados na sua maioria absoluta no centro da cidade (muitos de má qualidade) deixando muito a desejar nos bairros periféricos e nos povoados do nosso município. O positivo é o aumento na arrecadação do município, porém não se vê a eficiência na aplicação desses recursos.


LN- Quais são os apoios a sua pré-candidatura? 


CS- Nosso maior apoio abaixo de Deus é o povo.


LN - Como é a sua avaliação em relação as medidas adotadas pela gestão municipal em relação a pandemia? 


CS- Como o próprio gestor já disse em uma de sua Live faltou coragem mas também sabedoria. 


LN- Caso venha ser eleito prefeito de Irecê, quais serão as prioridades em sua gestão? 


CS- Todas as áreas da administração terá atenção especial contudo, a saúde, a educação e a assistência social terá um cuidado maior.


LN- Como avalia o momento político nacional, estadual e municipal? 


CS- Como já citei vivemos uma crise política e moral de modo que a classe política perdeu a credibilidade por conta de tanta corrupção que vemos a mídia noticiar, fora a que a mídia e o povo não tem conhecimento. Tarefa árdua é reconquistar a confiança do povo e mostrar que nem todos os políticos são iguais.

 

LN- Na administração pública, os cargos de chefia são ocupados por indicações do prefeito. Nem sempre são escolhidas pessoas tecnicamente preparadas para conduzir as pastas. Como será escolhida a sua equipe de governo? 


CS- Será composta de pessoas capacitadas e preparadas para o cargo ao qual ocupar pois todos terão que mostrar sua eficiência e fazer jus ao salário que ganhará.


LN- O apoio político vai significar ocupação de espaços importantes em secretarias da sua gestão? 


CS- Desde que tenha a capacidade e a competência para tal, não vejo problema mas não é a regra.


LN- Qual o estilo de gestão você considera adequado? 


CS- Um gestão participativa, para isso criaremos o conselho administrativo formado por representantes de todos os seguimentos da sociedade para nortear a nossa gestão e juntos encontrarmos a melhor forma de executar nosso plano de governo.


LN- Qual o conceito de cidade você idealiza para Irecê? 


CS- Uma cidade onde todos os seus munícipes tenham oportunidades de terem uma vida digna, onde o grande entenda o seu papel social e a importância do pequeno e vice versa. 


LN- Como você se define atualmente quanto pré-candidato e cidadão? 


CS- Como a melhor opção para o município e para a moralização da política.


LN- Hoje em dia existe muitas discussões sobre ser de direita ou esquerda. Suas ideias políticas se encaixam em qual dos lados?


CS- O sábio Salomão nos ensina a não ser extremistas, entendemos que há ideias de direta plausível tanto quanto há de esquerda. Portanto nos identificamos com o bom senso e a prudência.


LN- Quais os cinco principais valores você pretende levar consigo na pré-campanha? 


CS- Fé, Bom caráter, Honestidade, Fortalecimento das famílias, serenidade.


LN- Quais os critérios necessários para que outros partidos e pessoas também estejam junto com você no projeto eleitoral? 


CS- Projetos voltados para o povo, entender que político é funcionário do povo, para servir o povo e não para se servir do povo.


LN- O que te motivou a ser pré-candidato à prefeitura? 


CS- A fé e a vontade de vê a política exercer o seu verdadeiro papel: Zelar do povo.


LN- Na sua avaliação, quais os atributos que um bom prefeito deve ter? 


CS- Amor pelo povo e não pelo dinheiro.


LN- Como está sua articulação política dentro do partido e que chances o senhor vê de conseguir disputar a eleição? 


CS- Muito boa, 99,9% de chances de disputamos as eleições.


LN- Qual o principal problema da cidade hoje? 


CS- Falta de gestão democrática


LN- Se for eleito, vai priorizar um secretariado técnico ou político? 


CS- Se encontrarmos pessoas com as duas qualidades bom mas a prioridade é a capacidade técnica.




LN- Finalize falando um pouco sobre a sua família e vida pessoal. 


CS- Sou casado a 14 anos com minha amada esposa Simone. Tenho 3 filhos e vivo muito feliz eu e minha família servimos ao senhor. Sou obreiro da casa de Deus congrego em Irecê com meu pastor local, pastor Luciano Pinheiro e pastor presidente Eliaquim.

Tenho um trabalho social com o apoio de minha família abençoada, o projeto resgatando vidas. Resgatam pessoas que estão perdidos no mundo das drogas e álcool, são essas pessoal q lutamos pra mudar de vida e voltar a sociedade pedido perdão a pai e mãe. Sou grato a Deus por tudo q tem feito em minha vida. Desde já obrigado Deus continuem abençoando abundantemente vocês e suas famílias.



Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco