COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Entrevista com o pré-candidato à prefeito de América Dourada Joelson Cardoso

14/08/2020



O portal Líder Notícias tem feito uma série de entrevistas com os pré-candidatos ao cargo de prefeito da região de Irecê. Nesta edição confira a entrevista com o pré-candidato Joelson Cardoso de América Dourada. 

Comprometido com a democracia, o Portal Líder Notícias segue na cobertura das eleições 2020.







Joelson Cardoso do Rosário entrou na política no ano de 1996, quando concorreu às eleições municipais pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Com o slogan "na saudade do pai, vote no filho", Joelson tornou-se Prefeito de América Dourada aos 25 anos, oportunidade em que administrou com sucesso e dedicação até o mês de dezembro de 2000, apesar disso não foi reeleito.

Em 2004, filiado ao PTC (Partido Trabalhista Cristão) foi convidado para concorrer à vaga de vice-prefeito na chapa da oposição, momento em que venceu as eleições daquele pleito, derrotando o então prefeito, Dr. Sinobelino. Posteriormente, dessa vez pelo PMDB, atual MDB (Movimento Democrático Brasileiro), foi reeleito vice-prefeito de América Dourada.

Diante de um grande clamor popular e a aceitação de seu nome para as eleições de 2012, Joelson Cardoso do Rosário foi convidado para concorrer as eleições municipais pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Com suas habilidades de construção de um projeto político, herdado do seu pai, conseguiu unir todos os grupos políticos do município de América Dourada, consolidando em uma única candidatura que obteve 7.336 votos (100% dos votos válidos). Nesta ocasião, apenas três cidades baianas tiveram candidatura única no processo eleitoral.

Mais maduro do ponto de vista político, após assumir a Administração Pública Municipal em 2013, Joelson escolheu como lema de sua gestão "Ação Social em 1° Lugar" levando aos quatro cantos da cidade as marcas de seu trabalho e do cuidado com seu povo. Investindo em todos os setores sociais, priorizou o bem estar da população e na qualidade de vida de cada cidadão e cidadã américo-douradense.

O reconhecimento do trabalho eficiente de Joelson e sua equipe colocou o município de América Dourada por duas vezes como uma das 20 cidades baianas com gestão mais transparente, alcançando média 7,0 na primeira avaliação (5° lugar na microrregião de Irecê) e 8,2 na segunda (1° lugar), de acordo com o Ranking da Transparência e do Combate a Corrupção realizado pelo Ministério Público Federal.

Mesmo com as melhorias e os bons frutos trazidos por Joelson, o povo não o reelegeu no pleito de 2016 quando concorreu no processo eleitoral pelo PR (Partido da República), hoje, PL (Partido Liberal).

Como um bom filho da terra, o Galego como é popularmente conhecido, nunca deixou o seu chão. Sempre presente na comunidade, faz questão de visitar seus amigos, dar assistência ao seu povo e andar pelos quatro cantos de América Dourada, seja para falar de política ou relembrar os bons tempos da juventude.

Em 2020, Joelson se coloca como pré-candidato ao Poder Executivo, atendendo mais uma vez ao chamado do povo.

Trajetória Política:

1997/2000 – Prefeito 2005/2008 – Vice-Prefeito 2009/2012 – Vice-Prefeito 2013/2016 – Prefeito

Líder Notícias: QUAL AVALIAÇÃO EM RELAÇÃO A ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL?

JC: O atual governo da Prefeita Rose deixou a desejar em muitos segmentos, especialmente no bom trato ao povo pobre e humilde de América Dourada.

Penso que existiram diversas falhas, principalmente em relação ao trabalho na Zona Rural do município e quanto ao bom diálogo com membros do Legislativo Municipal, uma vez que desde o início do mandato nunca teve maioria na Câmara.

As principais críticas e queixas são do povo, que vivem o dia-a-dia da nossa cidade, apresentando seus reclames nas áreas essenciais da administração pública (saúde, educação, desenvolvimento econômico e agricultura).

Acredito que pelo fato de várias pessoas de outros municípios estarem dentro do quadro funcional do governo de América Dourada, nos coloca frente a uma reflexão de que até aonde essas pessoas conhecem o nosso município e as necessidades do nosso povo.

Líder Notícias: QUAIS SÃO OS APOIOS PARA SUA PRÉ-CAMPANHA?

JC: Felizmente faço parte de um grupo político bastante sólido. Em toda minha carreira política pude contar com o apoio incondicional de muitas lideranças de nosso município. Hoje, nosso grupo é fortalecido por vereadores em exercício, o Presidente do Legislativo, Derlan Araújo; os vereadores que eram do grupo da Prefeita e hoje fazem parte do nosso projeto político de oposição Márcio de Oliveira (Ipanema) e a vereadora Vilminha (Soares); vereador Evandro do Rosário, vereador Francisco Pereira Filho (popular Gê) e o vereador Tomé; o ex-vice-prefeito e ex-vereador Ricardo Dourado; O ex-deputado Federal e Presidente do PL, José Carlos Araújo; Atual Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Deputado Nelson Leal; Luizinho Sobral, Ex-Deputado Estadual e ex-prefeito de Irecê; Zé Carlos da Cebola, ex-prefeito de São Gabriel e importante empresário do ramo agrícola de nossa região, ex-vereadores, lideranças comunitárias e presidentes de associações, e o mais importante O POVO de América Dourada.

Líder Notícias: QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DURANTE A GESTÃO COMO PREFEITO?

JC: Durante a Gestão Ação Social em 1o Lugar, desenvolvemos no Município de América Dourada um projeto de estruturação dos serviços públicos essenciais para atender as demandas necessárias e urgentes de todos os munícipes. Felizmente, durante quatro anos tivemos importantes conquistas em todas as áreas.

Destaque para a área da saúde, no qual, durante primeiro o ano de gestão, 2013, em menos de nove meses de gestão regularizamos a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, reformamos o Hospital Municipal Lourival Bispo do Rosário com nova sala de parto e reativando o centro cirúrgico e com procedimentos diários (cesariana, laqueadura, períneo, etc), trazendo uma estrutura mais moderna e humanizada para todos, posteriormente foi adquirido lavandaria completa para a unidade hospitalar; instalamos a base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Distrito de Soares; posteriormente implantamos o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com equipe multidisciplinar na promoção da saúde em espaços públicos e coletivos, o Centro de Abastecimento Farmacêutico e Farmácia Básica com controle de qualidade e atendimento eficiente; construção da UBSF Edinê Isabel no Distrito de Soares; Reforma e Ampliação de todas as Unidades de Saúde da Família do município e atendimento com especialistas nas referidas instalações; aquisição de uma ambulância junto ao Governo do Estado; implantação do Centro de Especialidades Médicas na sede do município com atuação de especialistas como Ginecologista, Cardiologista, Urologista e Pediatras; ampliação dos serviços de Tratamento.

Fora de Domicílio (TFD) com o encaminhamento de pacientes para Irecê, Miguel Calmon, Ruy Barbosa, Itabuna e Salvador; Implantação do Programa Saúde na escola com atuação periódica em todas as unidades de ensino; implantação da Saúde Bucal com atendimento e acompanhamento odontológico nas Unidades de Saúde da Família; Aquisição de aparelho de ultrassonografia com médicos especialistas para realização de exame; Aquisição de aparelho de Raio X; Adesão ao Programa Mais Médicos; entre outras ações que buscavam a promoção do bem estar dos américo-douradenses.

Na educação, também tivemos importantes intervenções, quais sejam: Reforma e Ampliação de todos os prédios escolares da Sede e da Zona Rural, levando uma melhor estrutura física para as crianças, adolescentes e jovens que fazem parte da rede pública de ensino; Conclusão da Creche tipo pré-infância em tempo integral no padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) com capacidade para mais de 200 crianças da educação infantil; Construção de Quadras Cobertas Poliesportivas (SIMEC/FNDE); Aquisição de mais de brinquedos para educação infantil, bem como mobiliário adequado para essa demanda escolar; Aquisição de mobiliário escolar e equipamentos de cozinha para as cantinas; Aquisição de oito ônibus escolares junto ao FNDE por meio do Programa Caminho da Escola, padronizando e ampliando a frota de veículos escolares com o objetivo de reduzir a evasão escolar; Parceria com o Jornal A Tarde implantando na rede o Programa A Tarde Educação, além do Sistema MAXI de Ensino, levando formação aos profissionais da educação básica e projetos de intervenção dentro das escolas, incentivando a leitura e a aprendizagem; Aquisição de Tabletes para todos os profissionais da rede pública para prestar auxílio como instrumento de trabalho e recurso pedagógico do professor; Formação continuada para todos os profissionais da educação básica, além de outras conquistas que reafirmam o compromisso e respeito com toda a comunidade educacional.

Em se tratando da agricultura, nosso forte econômico local, fortalecemos a Agricultura Familiar por meio de parceria com o Governo Federal, distribuindo mais de cinco mil toneladas de mamona para pequenos agricultores em todo município; Ampliamos o Programa Garantia Safra de 520 para mais de 2.000 agricultores em todo o município; Perfuração e instalação de poços artesianos e a permanente manutenção do sistema hídrico, levando água para as pequenas comunidades rurais (Canabrava, Macambira, Lajedão do Leopoldo, Lajedinho, Campo Alegre, Vila Martins e etc); Aquisição de tratores com implementos para beneficiar associações de agricultores; para o escoamento das produções locais e melhor acesso dos moradores da Zona Rural, investimos no serviço de recuperação e manutenção das estradas vicinais, colaborando para o crescimento da nossa produção agrícola.

Na infraestrutura também realizamos um trabalho de excelência com obras conveniadas com o Governo do Estado da Bahia, Governo Federal e Recursos Próprios, a exemplo das pavimentações de vias urbanas na sede e nos distritos e povoados, sendo mais de 20.000 (vinte mil) metros em pavimentação em paralelepípedo e muito mais em pavimentação asfáltica; Reformamos quadras poliesportivas já existentes no território municipal e construímos outras para incentivar a prática de atividades esportivas, bem como, valorizar os atletas locais; Foram construídas de Unidades Sanitárias no Distrito de Prevenido (PAC 0409/2011); Construção de 39 Unidades Habitacionais no Bairro Nova América; Construção do Núcleo Municipal de Ciência e Tecnologia do Programa de Popularização da Ciência (Praça da Ciência); Reforma e Ampliação de Estádios Municipais; Reforma do Canteiro Central da Avenida Romão Gramacho; Construção da entrada principal do Distrito de Soares com ampla iluminação; Reforma da Praça São José no Bairro Nova América. Além dessas principais ações que quanto à infraestrutura, o Governo Ação Social em 1o Lugar realizou outras intervenções para garantir aos munícipes, melhor qualidade de vida e aproveitamento dos espaços públicos e de convívio social, como construção de outras praças e a requalificação das existentes, operação tapa buracos para garantir a comodidade do povo.

A busca pelo desenvolvimento integral dos cidadãos américo-douradenses também era uma das prioridades da gestão. A qualidade de vida das nossas crianças, adolescentes, mulheres e idosos fazia parte das nossas preocupações, pois é necessário abraçar as demandas desses indivíduos e promover e articular políticas públicas capazes de melhorar o dia-a-dia dessas pessoas. Reformamos do local onde funciona o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); Investimos nos grupos de convivência de idosos e também de crianças com a finalidade de despertar o sentimento de pertencimento desses na vida ativa da cidade; Através de parcerias com o Governo Federal, estimulamos as políticas públicas de amparo a criança e ao adolescente levando as instituições o conhecimento dos direitos e deveres dessa parcela social; Ampliação dos beneficiários do Programa Bolsa Família e acompanhamento das famílias cadastradas; Prioridade no atendimentos de pessoas com deficiência nos serviços públicos ofertados pelo governo municipal, garantindo o assistencialismo necessário para a integridade desses indivíduos.

Por fim, destaco que atualizamos a frota de veículos, valorizando o patrimônio público, sendo três caçambas, quatro carros modelo Gol, um veículo modelo Saveiro, uma retroescavadeira, uma motoniveladora (patrol), uma pá carregadeira, um caminhão pipa, uma Amarok.

Enfim, durante meu último mandato fiz por América Dourada um trabalho pelo qual me orgulho e tenho certeza de que muitos cidadãos filho da nossa terra reconhecem os feitos e acreditam na nossa capacidade de fazer ainda mais e devolver a cada um o valor de ser américo-douradense, afinal, gestão pública se faz com gente, de pessoas para pessoas, de cidadão para cidadão, pois o nosso objetivo é o desenvolvimento de nossa terra e a felicidade de nosso povo.

Em breve estaremos divulgando também a entrevista dos outros pré-candidatos.




Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco