COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Grupo J. Sidney sai na frente e faz debates eleitorais em Jacobina, Irecê e Ruy Barbosa

11/10/2020










“O debate eleitoral é uma das mais importantes ferramentas da democracia, e fazemos questão de ser o instrumento para a sua prática”. Com esta afirmação de J. Sidney, diretor-geral do grupo de Comunicação que leva o seu nome, as emissoras Irecê Lider FM (Irecê), Serrana Lider e Clube FM (Jacobina) e ainda a RB Lider FM (Ruy Barbosa), todas na Bahia, saíram na frente e lançaram as rodadas de debates eleitorais entre os candidatos a prefeito em todos esses municípios. Não está descartada a possibilidade de candidatos de outros municípios alcançados pelas emissoras também terem a oportunidade.





JACOBINA

O primeiro debate aconteceu na cidade Jacobina. As emissoras Serrana Lider e Clube FM levaram ao ar, na noite da última sexta-feira (10), por cerca de duas horas, o confronto entre os candidatos a prefeito, sendo: Mariana Matos de Oliveira (PT), Luciano Pinheiro (DEM) e Tiago Dias (PCdoB). 

Com momentos tensos entre os debatedores, que foi mediado pelo radialista Maurício Dias, foi necessário que a comissão organizadora julgasse pedidos de direito de resposta – que, em duas oportunidades, foram concedidos ao candidato Luciano Pinheiro, atual prefeito e candidato à reeleição. Fora isso, o debate, que também foi transmitido pelas redes sociais das emissoras, foi considerado um grande sucesso tanto pelos participantes quanto pelo público. 

O próximo debate está marcado para acontecer no dia 12 de novembro, dois dias antes da eleição.



IRECÊ

O primeiro debate entre os candidatos Cleomar Santiago (Avante), Léo da Unibel (DEM), Elmo Vaz (PSB) e Luizinho Sobral (Podemos) acontecerá no próximo dia 16, sexta-feira, com transmissão ao vivo pela Lider FM (também pelas redes sociais da emissora) durante o jornalístico “Jornal do Meio Dia”. Há uma grande expectativa, já que o confronto entre os candidatos foi alvo de provocações desde a pré-campanha. Elmo Vaz, candidato à reeleição, chegou a dizer que tinha certeza que o seu principal oponente, o ex-prefeito Luizinho Sobral, não aceitaria debater com ele. A resposta, porém, mostrou que Sobral irá, sim, para o debate. Para os candidatos Léo e Cleomar será também uma grande oportunidade de apresentar seus projetos.

O segundo debate será no dia 12 de novembro, no mesmo horário.



RUY BARBOSA

No próximo sábado (17), às 17 horas, acontecerá o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Ruy Barbosa, com transmissão ao vivo pela RB Lider FM (também pelas redes sociais da emissora), e a Câmara Municipal será o palco do evento, que também gerou grande expectativa na população.

Claudio Serrada (PSD), candidato à reeleição, EridanDourado (PT) e Webston Silva, o “Beto” (Republicanos), serão os debatedores. O mediador será o jornalista Eraldo Maciel.

Os representantes das coligações se reuniram com prepostos da emissora, na última sexta-feira, e alinharam os últimos detalhes sobre o debate. O segundo debate acontecerá no dia 08 de novembro. Em Ruy Barbosa haverá também uma rodada de entrevistas com todos os candidatos, mas individualmente.



REGRAS

Com os regulamentos já aprovados em todas as cidades onde ocorrerão os debates, as regras são praticamente idênticas em todos elas. Há apenas algumas pequenas diferenças, em razão de acordos entre os representantes dos candidatos e as emissoras. 

Nos moldes dos debates televisivos, o regulamento é muito atraente e prevê equidade entre os debatedores e é fruto de consenso entre todos os envolvidos. As regras são rígidas no que diz respeito a ofensas e agressões entre os debatedores, podendo haver até a punição de exclusão de participantes.




Por Eraldo Maciel

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco